ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Orientações 1- Você irá finalizar
no próprio formulário, também deverá responder os formulários anteriores ou
preencher todo Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre as datas e
o número dos exercícios realizados. Fotografe e envie por email:
andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 16/12 para concluir todas as atividades. 3- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 4- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV
CMSP, como complemento. PROPOSTA DE ATIVIDADE: SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (momentos de revisão,
recuperação e aprofundamento das aprendizagens essenciais para a continuidade
do percurso educacional de todos os estudantes).
Atividades do 4º Bimestre:
19 a 23/10 Formulário para
respostas de acordo com a sala: 8º ano A: https://forms.gle/5uBgzuUswaMguMWQ9
8º ano B: https://forms.gle/B4PYPCRMiPdXU4xj9
8º ano C: https://forms.gle/nbAo1JyzMHrsaPND8
26 a 30/10 Formulário para respostas: 8º ano A: https://forms.gle/Y7twBYcKwR51oame9
8º ano B: https://forms.gle/GWJuogia6e6cUz5o6
8º ano C: https://forms.gle/8Hv7BxkvwjDxkwUY7
03 a
06/11 Formulário
para respostas: 8º ano A: https://forms.gle/BMW28BbBZ1aoANBM7
8º ano B: https://forms.gle/GPweDVTW5TMgqRja8
8º ano C: https://forms.gle/GB7sPu6eS4dCNLcbA
09 a 13/11 Formulário para
respostas: 8º ano A: https://forms.gle/fNuEm2LyyVtQvJfx8
8º ano B: https://forms.gle/Xv3BxknYBryRpNR86
8º ano C: https://forms.gle/eBxmcWSm69frt7mV8
23 a
27/11 Formulário
para respostas: 8º ano A: https://forms.gle/MAUSqEyn6eXvCfhX9
8º ano B: https://forms.gle/JwcvWTfZWnFKUvow5
8º ano C: https://forms.gle/7Vhjy796VFruFpfLA
30/11 a 04/12 Formulário para
respostas: 8º ano A: https://forms.gle/rCjhYHFGAWwp97CT7
8º ano B: https://forms.gle/gRGFd5J4wwph4yeE9
8º ano C: https://forms.gle/vHExkoGC61aUt73a6
Recuperação: Formulário para respostas: https://forms.gle/bUb2obfjQnBUAF11A |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Atividades de 07 à 11 de dezembro
Orientações 1- Você irá finalizar
no próprio formulário, também deverá responder os formulários anteriores ou
preencher todo Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre as datas e
o número dos exercícios realizados. Fotografe e envie por email:
andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 14/12 para concluir as atividades. 3- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 4- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV
CMSP, como complemento. PROPOSTA DE ATIVIDADE: SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (momentos de revisão,
recuperação e aprofundamento das aprendizagens essenciais para a continuidade
do percurso educacional de todos os estudantes).
Observação:
Essas
atividades serão enviadas de forma particular aos alunos que necessitam
recuperação. Os demais deverão colocar as atividades em dia.
Atividades
de Recuperação paralela baseada nas habilidades essenciais.
1- O historiador Marc
Ferro, no livro História das colonizações, afirma que os Estados Unidos, nos
séculos XIX e XX, praticavam um "imperialismo sem bandeiras". Sobre a
independência do Panamá, ocorrida em 1904, pode-se afirmar que se trata de
uma:
a) conquista
particular do Panamá contra a colonização espanhola. b) expressão da influência
política dos Estados Unidos na América Latina. c) emancipação
econômica e política do Panamá contra Portugal. d) intervenção dos
Estados europeus a fim de conseguirem vantagens comerciais.
2- O editorial do
jornal Times, de Londres, de 31 de agosto de 1857, publicou: Existe algo de
novo para um espírito inglês na notícia dessas violências atrozes cometidas
contra a pessoa de homens e mulheres ingleses. Nós nos acreditávamos inacessíveis
a um risco tão horrível [...] pois bem, estávamos enganados. [...] Na verdade,
temos apenas um furioso motim de soldados movidos por seu egoísmo, que segue
seu curso lógico. Não vemos ali a mínima centelha daquele honesto patriotismo
que com frequência anima as revoltas nacionais. [...] Eis-nos então na
presença do verdadeiro hindu, entregue à sua verdadeira natureza, quando
nenhum poder, civil ou militar, está perto para limitá-lo. Poucas pessoas
poderiam sofrer semelhante prova sem qualquer desfalecimento, mas o hindu não
tem sequer um átomo de força moral de que precisaria para chegar a isso. Sua
religião é de pura forma, suas crenças, um tecido de idiotices e suas
consciências, letra morta. Apud
FERRO, Marc (Org.). O livro negro do colonialismo. Rio de Janeiro: Ediouro,
2004. p. 338-9. Sobre a guerra
ocorrida na Índia, em 1857, envolvendo soldados indianos e tropas britânicas, pode-se afirmar que
foi um acontecimento:
a) estritamente religioso, buscando provar que as
religiões hindu e islâmica eram superiores à religião dos ingleses, que eram protestantes. b)
de resistência nativa, uma vez que mostra o descontentamento da maioria
indiana das forças militares britânicas com as imposições culturais e
políticas dos colonizadores. c)
ligado às ideologias políticas, uma vez que soldados sipaios e operários
britânicos uniram-se para lutar pela implantação do socialismo na Índia. d)
voltado às elites hindus, que se sentiam ofendidas com o tratamento dado
pelos colonizadores britânicos, ao contrário dos mais pobres.
3- Em 1823,
os Estados Unidos deram um alerta à política recolonizadora da Santa Aliança
de 1815. Assinale a opção que melhor define essa reação:
a) a
política do big stick (grande bastão), do presidente Theodore Roosevelt. b) a
política de anexação de terras. c) a
Doutrina Monroe, que dizia "a América para os americanos". d) a
declaração de guerra aos países que faziam parte da Santa Aliança.
Formulário
para respostas: https://forms.gle/bUb2obfjQnBUAF11A |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Atividades de 30 de novembro à 04 de dezembro ORIENTAÇÕES 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário ou no Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre a data e o número do exercício realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 07/12 para concluir a atividade. 3- O link estará disponível também no Google Classroom, bem como as atividades em pdf. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PROPOSTA DE ATIVIDADE: Nesta aula iremos contextualizar a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – NACIONALISMO, REVOLUÇÕES E AS NOVAS NAÇÕES EUROPEIAS, vol. 4. Analisaremos aspectos da relação dos Estados Unidos da América (EUA) com a América Latina, além do protagonismo e da resistência das populações asiáticas e africanas contra o Imperialismo.
ATIVIDADE 1 Observe a imagem e reflita sobre o que está sendo evidenciado no mapa. Ao responder as perguntas abaixo, pense nas relações existentes entre os países da América Latina e os Estados Unidos. 1) O que significam as palavras relação e reciprocidade segundo alguns dicionários? a) Sinônimos de trocas e cooperação entre alguém ou alguma coisa. b) Correspondência mútua c) Algo presente numa relação entre duas partes, quando, existindo de um lado, existe de igual modo no outro. d) Todas as alternativas estão corretas.
2) Considerando o significado das palavras “relação” e “reciprocidade”, quais influências dos Estados Unidos podemos apontar dentro da América Latina? a) O imperialismo foi a política adotada pelos Estados Unidos, a partir da segunda metade do século XIX, que ocasionou forte influência econômica, política e cultural nos países latino-americanos. b) A independência política e econômica nos países latino-americanos. c) A hegemonia latino-americana em relação aos Estados Unidos. d) Todas as alternativas estão corretas.
Na segunda metade do século XIX, a expansão da economia industrial tornou-se internacional, atravessando fronteiras para a busca de novos consumidores e novas matérias-primas. Ao mesmo tempo, uma revolução científico-tecnológica encurtava distâncias, oportunizava novas práticas de cultura, saúde e vida doméstica, bem como afetava todas as hierarquias sociais em todos os continentes.
A partir da análise das informações contidas nos documentos, resolva o que se pede: 3- Estabeleça uma relação entre o texto e a imagem. ATIVIDADE 2
4- Assinale a opção que preenche corretamente o texto: a) I (Egito- Otomano); II- (Urabista- coronel Ahmad Urabi); III- (Reino Unido- França- Índia); IV- (malgaxe);
V- (somalis- Reino Unido- França -Itália). b) I – (Reino Unido- Otomano); II- (Somalis- coronel Ahmad Urabi); III (Reino Unido- França- Índia); IV- (urabista); V- (malgaxe- Reino Unido- França -Itália). c) I – (Império Otomano- Reino Unido); II- (Somalis- coronel Ahmad Urabi); III (Reino Unido- França- Índia); IV- (urabista); V- (malgaxe- Reino Unido- França -Itália). d) I – (Império Otomano- Reino Unido); II- (Somalis- coronel Ahmad Urabi); III (Reino Unido- França- Índia); IV- (malgaxe); V- (somalis- Reino Unido- França -Itália).
Link de apoio: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/movimentos-resistencia-ao-neocolonialismo-na-africa.htm
Formulário para respostas:
8º ano A: https://forms.gle/rCjhYHFGAWwp97CT7
8º ano B: https://forms.gle/gRGFd5J4wwph4yeE9
8º ano C: https://forms.gle/vHExkoGC61aUt73a6
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Orientações 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário ou
no Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre a data e o número do
exercício realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 30/11 para concluir a
atividade. 3- O link estará disponível também no Google Classroom,
bem como as atividades em pdf. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da
sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no
aplicativo/TV CMSP, como complemento. PROPOSTA DE
ATIVIDADE: Nesta aula iremos finalizar a Situação de Aprendizagem 1, vol. 4,
ligando a temática vista até agora com o discurso civilizatório nas Américas,
o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição
de comunidades e povos indígenas; A resistência dos povos e comunidades
indígenas diante da ofensiva civilizatória.
ATIVIDADE 6
a) Qual é a política imperial
no Brasil sobre a questão dos povos indígenas expressa em cada fonte?
Explique. b) Como as fontes tratam a
questão das terras no Brasil do século XIX? Explique. c) E hoje? Como são
regulamentadas as terras indígenas no país? Pesquise e anote em seu caderno.
Links de apoio: A
legislação supracitada. Lei nº 601, de 18 de
setembro de 1850. Dispõe sobre as terras devolutas do Império. Fonte:
Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L0601-1850.htm
ATIVIDADE 6.2
a) Como o texto nos dá um
referencial sobre o que é genocídio? Elabore com suas próprias palavras um significado para a essa
palavra. b) Os indígenas brasileiros
passaram a ser protegidos por lei a partir de 1973, pela Lei nº 6.001, que regula a situação jurídica dos
mesmos e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e
integrá-los, progressivamente e de maneira harmoniosa em todo o território nacional. Sendo assim,
reflita: por que essa lei foi elaborada? Justifique sua resposta. c) Refletindo sobre as
fontes 1 e 2 da Atividade 6 e também sobre o texto “O que é genocídio?”, a
quais conclusões podemos chegar? Existem semelhanças entre as práticas estabelecidas? d) Pesquise sobre as atuais
reivindicações das diversas etnias indígenas existentes no Brasil. Após o
levantamento de dados tente responder se ainda hoje, no Brasil e no mundo,
existe genocídio. Links de apoio: Estatuto
do Índio. Lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6001.htm
O que é
ser cidadão. Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e Cidadania -
DEDIHC. Disponível em: http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8
Genocídio
dos povos indígenas no Brasil. Fonte: Wikipedia. Disponível
em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_dos_povos_ind%C3%ADgenas_no_Brasil
Formulário
para respostas:
8º
ano A: https://forms.gle/MAUSqEyn6eXvCfhX9
8º
ano B: https://forms.gle/JwcvWTfZWnFKUvow5
8º
ano C: https://forms.gle/7Vhjy796VFruFpfLA |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ORIENTAÇÕES 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário ou no Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre a data e o número do exercício realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 16/11 para concluir a atividade. 3- O link estará disponível também no Google Classroom, bem como as atividades em pdf. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. PROPOSTA DE ATIVIDADE: Nesta e nas próximas aulas iremos a partir da Situação de Aprendizagem 1, vol. 4, estabelecer a relação entre as medidas pós-abolição no Brasil, as políticas de branqueamento racial e sua ligação com o imperialismo e a partilha da África e Ásia. Isso permitirá perceber como essas concepções ainda estão presentes na sociedade contemporânea, tornando o combate ao racismo, um desafio ainda maior.
ATIVIDADE 3 Leia o texto e a charge para responder aos questionamentos abaixo. a) Existe relação entre o texto e a imagem? Justifique sua resposta. b) Uma das justificativas das grandes potências econômicas da época era levar a civilização, o progresso e a modernidade aos povos africanos e asiáticos. Em relação a esse discurso, o que fica evidenciado na imagem?
Links de apoio: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-ideologia-imperialista.htm 3.2- Leia o texto abaixo e responda ao que se pede:
a) Por que a Guerra dos Bôeres recebeu esse nome? b) Em qual contexto se deflagraram a 1º e a 2ª Guerra dos Bôeres? c) O que ocorreu com a população local diante do conflito entre britânicos e bôeres?
ATIVIDADE 4
a) A partir das informações contidas no texto acima, identifique no mapa os estados brasileiros que possuem ou já possuíram quilombos. b) Pesquise a respeito de dois quilombos reunindo o maior número de informação possível. c) Faça uma pesquisa sobre as diferentes formas de expressão social contidas na dança, nos cantos e na religião entre outras dos povos afrodescendentes que aqui se estabeleceram após a abolição da escravidão no Brasil.
Links de apoio:
Quilombo dos Palmares. Fonte: Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quilombo_dos_Palmares
Principais Quilombos Brasileiros. Fonte: Portal São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/principais-quilombos-brasileiros
Quilombo: O que é e como surgiu no Brasil. Fonte: Terra Educação, Estudo Kids, por Fabiola Magossi, publicado em 17 maio 2014. Disponível em: https://www.estudokids.com.br/o-que-e-um-quilombo/
Quilombos no Brasil: a memória como forma de reinvenção da identidade e territorialidade negra. Fonte: Colóquio Internacional de Geocrítica, por Simone Rezende da Silva, 7-11 maio 2012. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/coloquio2012/actas/08-S-Rezende.pdf
Os Quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas. Fonte: Ilka Boaventura Leite. Etnográfica, vol. IV (2), 2000, p.333-354. Disponível em: http://ceas.iscte.pt/etnografica/docs/vol_04/N2/Vol_iv_N2_333-354.pdf
Formulário para respostas:
8º ano A: https://forms.gle/fNuEm2LyyVtQvJfx8
8º ano B: https://forms.gle/Xv3BxknYBryRpNR86
8º ano C: https://forms.gle/eBxmcWSm69frt7mV8 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ORIENTAÇÕES 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário ou no Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre a data e o número do exercício realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 09/11 para concluir a atividade. 3- O link estará disponível também no Google Classroom, bem como as atividades em pdf. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PROPOSTA DE ATIVIDADE: Nesta e nas próximas aulas iremos a partir da Situação de Aprendizagem 1, vol. 4, estabelecer a relação entre as medidas pós-abolição no Brasil, as políticas de branqueamento racial e sua ligação com o imperialismo e a partilha da África e Ásia. Isso permitirá perceber como essas concepções ainda estão presentes na sociedade contemporânea, tornando o combate ao racismo, um desafio ainda maior.
ATIVIDADE 2.2 Com base nas Teorias de Darwin e no darwinismo social, disponíveis no texto e o vídeo abaixo, responda aos questionamentos:
Darwinismo Social Polêmicas à parte, Darwin difundiu a ideia de que as espécies se transformavam a partir de uma seleção natural, na qual adquiriam características mais adaptadas a um determinado ambiente e tornavam-se predominantes, perpetuando essas transformações através da reprodução em seus descendentes. Em contrapartida, os seres vivos que não apresentavam as mesmas capacidades adaptativas, acabavam entrando em extinção. Com o passar do tempo, as noções trabalhadas por Darwin não se restringiram apenas ao campo das ciências biológicas. Diversos pensadores começaram a aplicar as teorias de Darwin para buscar compreender e analisar o desenvolvimento das civilizações e das demais práticas sociais. Essa transposição dos estudos biológicos de Darwin para a análise sociológica dos seres humanos foi chamada de “darwinismo social”. A partir dessa interpretação, desenvolveu-se a ideia de que algumas sociedades e civilizações possuíam valores que as colocavam em condição de superioridade às demais. Devemos ressaltar que o darwinismo social disseminou e fortaleceu enormes equívocos e preconceitos, uma vez que, Darwin ao falar da evolução das espécies, não trabalhou com os conceitos de superioridade ou inferioridade. Porém, os pensadores “darwinistas sociais” deram à cultura e à tecnologia europeia status de superioridade em relação a outros povos, como os da África e da Ásia, visto sob esse prisma como “inferiores”. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Links de apoio:
Assista ao vídeo: As teorias de Darwin. Animação de EleSapiens Learning & Fun. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2fH9FC8GWUs
a) Pesquise dois países da África e dois da Ásia que foram colonizados pelos europeus e quais foram os problemas gerados nesse processo de colonização.
b) Pesquise e explique em seu caderno, os motivos que levaram as potências europeias a explorarem as riquezas dos países da Ásia e da África. Como se denominou esse processo?
Links de apoio:
Partilha da Ásia. Fonte: InfoEscola, por Emerson Santiago. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/partilha-da-asia/
Vídeo - Neocolonialismo e Imperialismo. Fonte: História Total, duração: 20’04”. Disponível em: https://youtu.be/9nOADWxEV_s
2.3. Leia e analise as fontes a abaixo.
Os chamados “zoológicos humanos” foram bastante populares na Europa e nos Estados Unidos entre 1870 e 1940. Eram exposições coloniais que exibiam para as populações das metrópoles as riquezas naturais das colônias incluindo uma amostra de nativos. “Exemplares étnicos” de mulheres, homens e crianças das colônias africanas, americanas e asiáticas eram levados para a Europa e colocados em um espaço cercado com grades e decorado com plantas e choças que reproduziam artificialmente o ambiente onde viviam. Ficam expostas aos olhares curiosos de europeus e estadunidenses para quem deviam dançar, fazer cestas, simular caçadas e pescarias. Esse tipo de atitude demonstra uma visão de mundo etnocêntrica. O etnocentrismo é a tendência de ver o mundo tendo por referência a sua própria cultura e a crença de que ela é superior às demais.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista a) Após ter realizado a leitura do texto e análise da caricatura acima, reflita sobre a questão do etnocentrismo e elabore um texto a respeito dessa atitude.
Formulário para respostas:
8º ano A: https://forms.gle/BMW28BbBZ1aoANBM7
8º ano B: https://forms.gle/GPweDVTW5TMgqRja8
8º ano C: https://forms.gle/GB7sPu6eS4dCNLcbA |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ORIENTAÇÕES 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário ou no Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre a data e o número do exercício realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 03/11 para concluir a atividade. 3- O link estará disponível também no Google Classroom, bem como as atividades em pdf. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. PROPOSTA DE ATIVIDADE: Nesta e nas próximas aulas iremos a partir da Situação de Aprendizagem 1, vol. 4, estabelecer a relação entre as medidas pós-abolição no Brasil, as políticas de branqueamento racial e sua ligação com o imperialismo e a partilha da África e Ásia. Isso permitirá perceber como essas concepções ainda estão presentes na sociedade contemporânea, tornando o combate ao racismo, um desafio ainda maior.
Somos diariamente cercados por imagens produzidas por nós e pelos outros de caráter informativo e muito fáceis de serem identificadas ou reconhecidas. Cada imagem possui uma representação a qual interpretamos a partir de nossas referências culturais ou de influência de nossas visões sobre determinados aspectos econômicos e fatos históricos. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista a) Qual e a sua interpretação de cada uma das imagens acima? Será que sua interpretação corresponde a ideia de quem as criou? Justifique sua resposta. b) As imagens possuem o poder de determinar ou de influenciar escolhas e comportamentos, visto que um dos principais objetivos de toda e qualquer imagem e o de informar e formar opiniões. Em sua opinião, quais aspectos os autores queriam demonstrar nessas imagens? c) Ao analisarmos uma imagem, temos de entender em que contexto social, político, econômico ou histórico foram criadas. Sendo assim, pesquise as imagens e comente o seu contexto histórico, destacando quais os objetivos estão por trás de suas realizações.
ATIVIDADE 2 Leia as fontes abaixo e responda à atividade em seu caderno. Fonte 1 – Texto jornalístico O quadro “A redenção de Cam”, de Modesto Broco, foi analisado por Tatiana Lotierzo em sua pesquisa de mestrado. O mito bíblico da maldição lançada por Noé sobre seu filho Cam -condenando toda a descendência deste último à escravidão [Gênesis, capítulo 9, versículos 18 a 27] – foi utilizado como justificativa para a escravização dos africanos pelos europeus, empreendida pelo Império Português a partir do século XV. Com a abolição da escravidão em 1888 e a proclamação da República no ano seguinte, a questão sobre “o que fazer” com a população “negra” livre passou a preocupar e ocupar as elites “brancas”. Diferentes teorias foram importadas e adaptadas. Uma delas foi a do “branqueamento” ou “embranquecimento”. A ideia era a de que, por meio de sucessivos casamentos inter-raciais, o fenótipo “negro” seria progressivamente apagado e, ao longo de algumas poucas gerações, a população brasileira se tornaria inteiramente “branca” [desconsiderados os povos indígenas: eliminados, assimilados ou segregados nas periferias dos centros urbanos ou no distante interior]. Amparado na ideologia cientificista do fim do século 19 e início do século 20, incorporando elementos do evolucionismo darwinista e do darwinismo social, o “branqueamento” assumiu ares de “teoria científica”. (...) A ideologia do “branqueamento” também se expressou por meio da arte. E sua representação mais icônica ocorreu no quadro A redenção de Cam, produzido em 1895 pelo pintor espanhol, radicado no Brasil, Modesto Brocos y Gómez [1852-1936]. (...)
Fonte: Livro publicado pela Edusp analisa exemplo de racismo na pintura. Jornal da USP, 02/03/2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/livro-publicado-pela-edusp-analisaexemplo-de-racismo-na-pintura/. Acesso em: 09 abr. 2020.
a) De acordo com a fonte o que era a teoria do “branqueamento” ou o “embranquecimento”? b) O que pode ser feito para combater o racismo? Elabore um texto informando como combater essa prática. c) Pesquise e registre em seu caderno o significado dos termos: Etnocentrismo, Miscigenação, Darwinismo Social, Eugenia e Teoria Científica. d) Pesquise na Internet a pintura “A redenção de Cam” e o ano de sua produção. Depois relacione a imagem e sua data as informações do texto.
Links de apoio:
A Redenção de Cam. Fonte: Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Reden%C3%A7%C3%A3o_de_Cam
Uma breve reflexão sobre o racismo no Brasil e o direito no âmbito da sociedade brasileira. Fonte: Portal Geledés, por Antonio Augusto Vilela, publicado em 06/10/2018. Disponível em:
Formulário para respostas:
8º ano A: https://forms.gle/Y7twBYcKwR51oame9
8º ano B: https://forms.gle/GWJuogia6e6cUz5o6
8º ano C: https://forms.gle/8Hv7BxkvwjDxkwUY7 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ORIENTAÇÕES 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário. Caso opte pelo caderno, registre no caderno de classe a data e o número do exercício realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 26/10 para concluir a atividade. 3- O link estará disponível também no Google Classroom. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. PROPOSTA DE ATIVIDADE: Nesta e nas próximas aulas iremos abordar um tema de extrema relevância, pensando a escravidão e o protagonismo negro no processo de abolição, assim como as ações cotidianas e anônimas que a documentação fragmentada e ainda pouco analisada pode revelar.
Leia o texto abaixo e responda em seu caderno: Recapitulando Durante o período da escravatura, muitos escravizados se rebelaram contra seus proprietários, promovendo diversas fugas e organizando revoltas. Agora, você vai estudar o fim da escravidão no Brasil e perceber que esse não foi um processo sem contradições: após obter a liberdade, os ex-escravos não foram integrados à sociedade; muitos continuaram a ter laços de dependência com seus ex-senhores ou assumiram trabalhos desprestigiados nas cidades. Após a abolição, muitos ex-escravos foram buscar trabalho nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nessas cidades, sobretudo em São Paulo, os imigrantes vindos da Europa já ocupavam postos de trabalho na lavoura e na indústria. Os escravos libertos, sofrendo todas as formas de preconceito, eram obrigados a aceitar os trabalhos mais pesados e mal remunerados.
VOZES NEGRAS No imaginário de grande parte dos brasileiros, a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, resultou da iniciativa da princesa Isabel. O texto a seguir, porém, mostra que os negros escravizados foram os principais agentes dessa decisão. Em 1889, um grupo de libertos da região de Vassouras, no Rio de Janeiro, endereçou a Rui Barbosa uma carta na qual exigia instrução pública para seus filhos. [...] Os signatários da carta se declaravam republicanos e diziam que foram eles, os ex-escravos, e não a família real, os autores da abolição. Esta declaração de protagonismo não agradava a Rui Barbosa (1849-1923) e a outros emancipacionistas mais conservadores, para quem a abolição era um problema nacional que tinha sido resolvido pelos “cidadãos”, os “homens esclarecidos”, categorias que não incluíam escravos e libertos. Mas nem de longe o fim da escravidão foi algo decidido e encaminhado apenas pelos senhores brancos e doutores do império. Desde que aqui aportaram os primeiros tumbeiros, as autoridades policiais e políticas eram sobressaltadas por fugas e insurreições escravas a comprometerem, dia após dia, os negócios, o sossego e a autoridade senhorial. Na segunda metade do século XIX, a relevância da rebeldia negra para a falência do escravismo ficou ainda mais evidente. A historiografia está repleta de personagens negros que tinham na abolição a sua principal causa, como Luiz Gama, José do Patrocínio e Manuel Querino. Houve outros menos famosos, mas também contundentes propagandistas da liberdade negra, como um certo Salustiano. Ele ficou conhecido na crônica baiana como o orador do povo, graças à veemência com que discursava a favor da abolição e em apoio a José do Patrocínio sempre que se desincumbia dos seus afazeres de sapateiro. A pregação de Salustiano contrariava de tal maneira a ordem vigente que um delegado de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, chegou a solicitar ao chefe de polícia orientação para fazer “calar o dito preto”. [...] A intensidade das revoltas e fugas coletivas foi uma das maiores evidências da crise do escravismo. A movimentação negra foi tão decisiva que um dos argumentos abolicionistas era de que só o fim do cativeiro libertaria o homem branco, visto como refém da resistência dos seus escravos. Tinham razão os libertos de Vassouras ao reivindicarem a autoria da abolição.
ALBUQUERQUE, Wlamyra R. Ouçam Salustiano. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, ano 3, n. 32, maio 2008. p. 18. Araribá Mais - História - 8º Ano - 1ª Ed. 2018 (p. 222 e 223).
1- Por que Rui Barbosa ficou descontente com o conteúdo da carta encaminhada pelos ex-escravizados?
2 - Qual tese é defendida pela autora para criticar a visão de Rui Barbosa? Quais evidências ela apresenta?
3- Como você explica o argumento dos abolicionistas de que o “fim do cativeiro libertaria o homem branco”?
O legado e a superação da escravidão A Lei Áurea aboliu a escravidão, mas foi incapaz de reparar os danos acumulados em quase quatro séculos de permanência no Brasil. Além da violência do desterro, das viagens nos navios negreiros e da condição degradante do cativo, a escravidão deixou em nossa sociedade uma herança triste e duradoura: o preconceito racial. Para encontrá-lo, basta analisar os indicadores sociais relativos à população negra no Brasil: renda, escolaridade, moradia, população prisional, vítimas da violência policial etc. O preconceito, mesmo sendo mais duradouro que a escravidão, felizmente começa a ser demolido; não espontaneamente, mas pela ação do movimento negro e de outros setores da sociedade civil e de políticas públicas reparatórias e afirmativas. Uma dessas políticas é a criação de uma reserva de vagas nas universidades e institutos federais de ensino para alunos egressos da escola pública, de famílias de baixa renda, além de um percentual para negros e indígenas. A Lei no 12.711, mais conhecida como Lei de cotas, foi sancionada em 2012 e começa a dar os seus primeiros frutos, demonstrando o potencial transformador da educação. Por exemplo, dados sobre os alunos que ingressaram na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2016 mostram que as notas dos cotistas superaram, na maior parte dos casos, as notas dos alunos ingressantes em 2013, último ano em que o vestibular foi a porta de entrada para a universidade. Isso é um exemplo de que as ações afirmativas podem ajudar a construir um novo país, mais justo e inclusivo.
4- Quais foram os efeitos da escravidão para a sociedade brasileira atual? Justifique.
5- Quais grupos e ações combatem a herança da sociedade escravista no Brasil?
Formulário para respostas de acordo com a sala:
8º ano A: https://forms.gle/5uBgzuUswaMguMWQ9
8º ano B: https://forms.gle/B4PYPCRMiPdXU4xj9
8º ano C: https://forms.gle/nbAo1JyzMHrsaPND8 |
ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO SOBRE O PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: OS IMIGRANTES, A LEI DE TERRAS E A ESCRAVIDÃO. Nessa atividade vamos relembrar as consequências da Lei no 601, de 18 de setembro de 1850, conhecida como Lei de Terras, documento fundamental para a análise da estrutura agrária no Brasil e da introdução da mão de obra do imigrante na cafeicultura, bem como o contexto de definição das relações entre os proprietários rurais e o Estado, da passagem da terra de meio produtor para a categoria de mercadoria e da transição do uso da mão de obra escrava para o trabalho livre assalariado, principalmente o do imigrante. Observação: Duas aulas para fazer a a tividade 1. ATIVIDADE 1- Leia o texto atenciosamente e responda 1 – A Lei de Terras referendou a propriedade de terras no Império do Brasil, dificultando o acesso da população pobre, o que provocou o aumento da violência no campo. A partir do que você já conhece, que medidas poderiam ter sido adotadas para resolver essas questões? 2 – Quais a razões da imigração europeia para o Brasil no final do século XIX? 3 – Após a Lei Eusébio de Queirós, como os cafeicultores resolveram a questão da falta de mão de obra escrava? ATIVIDADE 2 Leia o texto atenciosamente e responda: Observação: Uma aula para fazer a atividade 2 |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Orientações 1- Você irá ler os
textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de
classe. Preste atenção nas sequências das atividades e suas adaptações dado
as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para
responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício. 2-
Fotografe-as ao final e envie para o email: andreavilela00@gmail.com até o dia 05/10. 3-
Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo
próprio aplicativo. 4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
PS:
Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3 SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: A ESCRAVIDÃO, OS
MOVIMENTOS CONTESTATÓRIOS DO BRASIL REGENCIAL E OS IMIGRANTES NO BRASIL DO
XIX Com
esta Situação de Aprendizagem o(a) estudante aprofundará seu conhecimento
sobre alguns dos impactos do nosso passado escravocrata e a importância das
rebeliões que ocorreram no Brasil durante o período regencial. Compreendendo
que as relações sociais no Brasil durante o período monárquico não eram
pacíficas, mas que existia um jogo de forças entre diferentes grupos sociais.
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 5. ATIVIDADE
5 Após
a leitura do texto, acesse os links abaixo para assistir ao vídeo e ler a
letra da
música citada nele, então siga as orientações para realizar as atividades
propostas.
A
História que a História não conta
A
escola de samba Estação Primeira de Mangueira foi a campeã do carnaval de
2019 no Rio de Janeiro. O samba – enredo do ano, História Para Ninar
Gente Grande, exaltava personagens que fazem parte da História do
Brasil e que costumam ser pouco mencionados nos livros didáticos. Um
dos versos do samba diz que chegou a vez de o Brasil “ouvir as Marias,
Mahins, Marielles, malês”. De acordo com os poucos registros que
fazem referência à sua existência, Luísa Mahin foi responsável pela
articulação de uma revolta de escravos muçulmanos que ocorreu em Salvador,
Bahia em 1835. Estes escravos tinham como objetivo alcançar a liberdade e
instaurar um regime com seus costumes e tradições, em Salvador. Esse levante
ficou conhecido como Revolta dos Malês. Com
a Atividade 9 da Situação de Aprendizagem 1, você pôde conhecer mais sobre
esta importante revolta negra brasileira, que nos mostra como a ideia de que
a relação entre senhores e escravos era pacífica é equivocada. Já
nesta Situação de Aprendizagem aprendemos sobre outros movimentos de
resistência que envolveram a população escravizada no Brasil: a Balaiada, com
a Atividade 4; e sobre a Revolta dos Carrancas com a Atividade 5. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Malês: termo utilizado no
Brasil do século XIX para designar os escravizados de origem muçulmana que
sabiam ler e escrever em árabe.
Para
saber mais:
“História para
ninar gente grande”
(duração 6’26”).Fonte: Olimpíada Nacional em História do Brasil
– Samba Enredo Mangueira, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ow7REP4zKRY
a) Após ter assistido
o vídeo e lido a letra do samba enredo da Mangueira de 2019 “História Para
Ninar Gente Grande”, você deve ter percebido que, além de Luísa Mahin e
da Revolta dos Malês, outros personagens e feitos históricos citados na
música também não costumam ser muito mencionados nos livros didáticos. No
quadro abaixo, listamos dez importantes líderes negros e indígenas cujos
feitos foram abordados ao longo deste desfile. Pesquise sobre um(a)
desses(as) líderes e, a partir de sua pesquisa, desenvolva um desenho
e uma minibiografia feita por você, sobre esse(a) personagem
histórico. Indicações de pesquisa: ❏ Mural Memória das Mulheres Negras. Espaço pedagógico apresentado na Festa dos Moradores, Agricultores e Remanescentes do Quilombo Vargem. Disponível em: <http://www.pacs.org.br/files/2014/11/Mural-Mem%C3%B3ria-das-Mulheres-Negras.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2020.
❏ Aqualtune: princesa no Congo, mas escrava no Brasil. Portal Geledés. Disponível em: < https://www.geledes.org.br/aqualtune-princesa-no-congo-mas-escrava-no-brasil/?gclid=Cj0KCQjwrIf3BRD1ARIsAMuugNs_1COQhlq-VnwgBfPZ-QRPR9uj6KP3Zgc5rOB8H7rO-FQwzuzo7BgaAtGcEALw_wcB. Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Cunhambebe. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cunhambebe>. Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Dandara. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dandara>. Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Mulher, negra e escravizada: Esperança Garcia, a primeira advogada do Piauí. Portal Justificando. Disponível em: http://www.justificando.com/2017/08/08/mulher-negra-e-escravizada-esperanca-garcia-primeira-advogada-do-piaui/>. Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Dragão do Mar / Francisco José do Nascimento (1839-1914). A cor da Cultura. Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/francisco-josedonascimento>. Acesso em: 12 jun.2020. ❏ Manuel Congo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Congo>. Acesso em 12 jun. 2020. ❏ No dia da consciência negra a história de Mariana Crioula é lembrada em Vassouras. Portal G1. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Oypw69qNZsg Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Sepé Tiaraju. Escola Britannica. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Sep%C3%A9-Tiaraju/483559>. Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Teresa de Benguela. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_Benguela>. Acesso em: 12 jun. 2020. Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 5.2 ATIVIDADE
5.2 Considerando
o que você aprendeu sobre essas revoltas negras no Brasil do século XIX,
elabore um mapa conceitual com esse tema, contemplando as
principais características dos movimentos mencionados nos textos. O mapa
deverá tratar sobre os objetivos de cada movimento abordado e trazer imagens
e detalhes importantes, como quando as reivindicações foram de fato
conquistadas e dentro de quais contextos.
Lembre-se: um mapa conceitual representa visualmente
relações entre ideias. Usando caixas, desenhos, setas e formas variadas, ele
é um esquema que faz lembrar, de forma rápida, da matéria estudada. |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ORIENTAÇÕES 1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequências das atividades e suas adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício. 2- Fotografe-as ao final e envie para o email: andreavilela00@gmail.com até o dia 28/09. 3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: A ESCRAVIDÃO, OS MOVIMENTOS CONTESTATÓRIOS DO BRASIL REGENCIAL E OS IMIGRANTES NO BRASIL DO XIX Com esta Situação de Aprendizagem o(a) estudante aprofundará seu conhecimento sobre alguns dos impactos do nosso passado escravocrata e a importância das rebeliões que ocorreram no Brasil durante o período regencial. Compreendendo que as relações sociais no Brasil durante o período monárquico não eram pacíficas, mas que existia um jogo de forças entre diferentes grupos sociais.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 3. ATIVIDADE 3 3.1. A partir da leitura do texto, com base nas atividades já desenvolvidas na Atividade 4 da Situação de Aprendizagem 2, leia o texto e responda ao que se pede:
A Imigração Europeia no Brasil
No Brasil, ao longo da Regência e do Segundo Reinado, as estruturas e as relações de trabalho foram sofrendo graduais alterações, principalmente por pressão da Inglaterra. Para os ingleses, o fim da escravidão atendia aos seus interesses diante das transformações advindas da Revolução Industrial na qual foram pioneiros. Com a proibição do tráfico negreiro a partir de 1850, os cafeicultores brasileiros passaram a ter dificuldades em adquirir mão de obra capaz de suprimir suas demandas. Por essa época, ocorria o deslocamento do eixo econômico da região Nordeste, em crise devido à desvalorização dos principais produtos cultivados na região (cana de açúcar, algodão e fumo). Enquanto isso o Sudeste via uma crescente valorização de seu principal produto de exportação, o café. Em vista da proibição da importação de africanos, passou a ser realizado o tráfico negreiro entre as províncias, estabelecendo um fluxo comercial de negros escravizados dentro de nosso território. Esta medida, contudo, em pouco tempo se mostrou incapaz de solucionar o problema de mão de obra visto a crescente expansão das fazendas de café, que geravam um extraordinário enriquecimento desses cafeicultores. Por sua vez, a aquisição da mão de obra escrava tornou-se cada vez mais difícil em virtude dos altos preços pagos por cada escravizado. Para suprir a crescente necessidade de mão de obra na lavoura cafeeira, deu-se início à contratação de imigrantes europeus. O fazendeiro e Senador Nicolau de Campos Vergueiro foi pioneiro nesse sistema, durante dez anos, entre 1847 e 1857, ele trouxe inúmeras famílias europeias de diversas origens para trabalharem em terras brasileiras sob regime de parceria. Contudo, o regime de parceria e as condições de trabalho impostas aos imigrantes sujeitos às arbitrariedades do fazendeiro geraram conflitos e levaram a outras formas de contratação da mão de obra livre. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. a) Que interesse os ingleses tinham em acabar com o trabalho escravo no Brasil e no mundo? Justifique com suas palavras. b) No que consistia o trabalho sob o regime de parceria? Pesquise sobre essa forma de organização do trabalho e registre em seu caderno. c) Pesquise e aponte alguns fatores que desencadearam a queda dos valores dos produtos da região Nordeste, no mercado internacional. d) Pesquise a origem dos primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil neste contexto. e) A chegada dos imigrantes europeus no Brasil do XIX atendeu a uma demanda econômica e a um projeto social. Pensadores, intelectuais e políticos acreditavam que a imigração contribuiria para um processo de “branqueamento” da população brasileira. O que isso representava na época? Pesquise sobre este projeto social de “branqueamento” da população brasileira.
Links de apoio: ❏ Vídeo - Os imigrantes e o ciclo do café. TV Senado. https://www.youtube.com/watch?v=catx_sJGxwU
❏ Brasil Escola. Economia Cafeeira.
❏ Brasil Escola. Apogeu e Crise do Açúcar.
❏ Vídeo - Segundo Reinado: Abolição da Escravidão e Imigração. https://www.youtube.com/watch?v=0sYJMniqx-I
❏ Vídeo - A entrada das teorias raciais no Brasil. Canal da Lili. Duração: https://www.youtube.com/watch?v=93f7nkbD7tY
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 4. ATIVIDADE 4 4.1. A partir da leitura do texto abaixo, pesquise em seu livro didático ou em outros recursos de pesquisa, os seguintes pontos relacionados ao levante popular conhecido como Balaiada:
Após a leitura do texto introdutório, indique a consulta das fontes disponibilizadas nos QR Codes ao final para realizarem suas pesquisas.
Em Caxias, no Maranhão, um memorial foi erguido e reconta a História da Balaiada. O museu apresenta uma versão do ponto de vista dos “Balaios” que difere da versão oficial dos fatos. O levante, que se iniciou por um motivo bastante específico, cresceu até se tornar uma enorme rebelião que ameaçava diretamente o governo imperial a partir do ano de 1838. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Qual o fator ou quais fatores incentivaram a Balaiada? b) Por que foi dado esse nome ao movimento? c) Quem foram Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, Raimundo Gomes, Cosme Bento das Chagas (Negro Cosme) e Luís Alves de Lima e Silva? Explique a participação desses personagens dentro dessa mobilização popular. d) Quais eram os principais objetivos dos líderes desse movimento? e) Quais grupos sociais foram impactados pelo movimento? Descreva como cada um desses grupos foi afetado pelo levante.
Links de apoio2: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/a-guerra-balaiada.htm |
ORIENTAÇÕES
1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequências das atividades e suas adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: A ESCRAVIDÃO, OS MOVIMENTOS CONTESTATÓRIOS DO BRASIL REGENCIAL E OS IMIGRANTES NO BRASIL DO XIX
Com esta Situação de Aprendizagem o(a) estudante aprofundará seu conhecimento sobre alguns dos impactos do nosso passado escravocrata e a importância das rebeliões que ocorreram no Brasil durante o período regencial. Compreendendo que as relações sociais no Brasil durante o período monárquico não eram pacíficas, mas que existia um jogo de forças entre diferentes grupos sociais.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 2.
ATIVIDADE 2
Leia o texto abaixo e responda as questões sobre ele em seu caderno:
Os Abolicionistas
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que, em 13 de maio de 1888 a princesa Isabel assinou a lei que aboliu escravidão em nosso país. A chamada Lei Áurea fora realmente assinada por ela, mas já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado anteriormente.
A abolição só se deu no Brasil em 1888, mas já era bastante debatida décadas antes. Já no início do século XIX, a Inglaterra passou a exigir que o Império brasileiro extinguisse o tráfico atlântico de escravizados para reconhecer sua Independência. Em 1850 a Lei Eusébio de Queirós proibiu a entrada de africanos escravizados no Brasil. A promulgação da Lei Áurea foi, portanto, apenas o desfecho de um processo que havia começado décadas antes por homens e mulheres chamados de abolicionistas.
Em meados do século XIX já existiam movimentos abolicionistas em quase todas as províncias do Império brasileiro. Esses movimentos eram compostos por diversos grupos sociais: escravizados, alforriados, trabalhadores livres, artesãos, membros da Igreja católica,
intelectuais, políticos, entre outros. Neste grande grupo nem todos concordavam entre si,
alguns defendiam a abolição imediata da escravidão e outros defendiam um processo gradativo por temerem reações violentas ou uma crise econômica.
Durante o Império foram adotadas diversas estratégias para combater a escravidão e os abolicionistas se manifestavam inclusive publicamente, pressionando autoridades para
seu fim, ou para a aprovação de leis que libertariam mais escravizados. Luís Gama utilizou o sistema judiciário para conquistar a sua liberdade e ajudou outros quinhentos escravizados a se libertarem dessa mesma forma. O engenheiro André Rebouças e o jornalista José do Patrocínio, ambos descendentes de escravos, se destacaram como articuladores do abolicionismo junto aos políticos do Império. E para além da luta dos próprios escravizados e de seus descendentes, diversos grupos buscaram recursos para divulgar as ideias abolicionistas, apoiavam fugas, compraram alforrias e sustentaram economicamente quilombos. Ideias abolicionistas eram inclusive divulgadas em revistas, folhetos e jornais, que continham charges denunciando os horrores da escravidão.
Por meio dos esforços desses abolicionistas, algumas vitórias políticas foram conquistadas. A chamada Lei do Ventre Livre de 1871 estabelecia que toda criança, nascida de mãe escravizada, era ingênua e, por isso, passava a ser considerada livre. Essas crianças deveriam ser criadas pelos “senhores” (proprietários de escravos) até os 8 anos de idade. A partir dessa idade, os senhores tinham a opção de escolher entre receber do Estado uma indenização ou usarem o trabalho dos menores até eles alcançarem a idade de 21 anos.
Essa mesma lei reconhecia o direito do escravizado à formação de um pecúlio, fruto de heranças, doações ou do seu próprio trabalho se aceito por seu senhor. Já a proposta da lei que ficou conhecida como Lei do Sexagenário foi enviada à Câmara e ao Senado em 1884.
Os escravocratas barraram por diversas vezes a aprovação dessa lei que defendia a libertação dos escravizados quando completassem 60 anos e somente em setembro de 1885, após muitas pressões e manifestações, ela foi aprovada. Apesar de todos esses esforços, mesmo em 1888 ainda existiam membros do partido Liberal e do partido Conservador interessados na manutenção da escravidão.
No entanto, é importante pontuar que este debate político também contribuiu para a consolidação de uma crise na monarquia que acabou levando ao seu fim e à disseminação de ideais republicanos no país.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Alforriados: Indivíduos que haviam sido libertos por meio das chamadas cartas de alforria
a) O texto lido trata de indivíduos que modificaram a História do país por meio de suas lutas e ações de resistência. Você sabe o que significa a palavra “abolição” e por que ela é tão utilizada quando falamos do momento histórico que estamos estudando? Após ter respondido essa pergunta, grife as palavras do texto que você não conhece o significado, pesquise o sentido de cada uma delas e registre em seu caderno.
b) Segundo o texto, pessoas de diversas camadas da sociedade compunham grupos que tinham preocupações abolicionistas. Quais pessoas faziam parte do movimento abolicionista brasileiro? Que estratégias esses abolicionistas utilizavam? Todas essas pessoas concordavam entre si? Justifique sua resposta.
c) O texto cita três importantes abolicionistas da nossa História, Luís Gama, André Rebouças e José do Patrocínio. Faça uma pesquisa sobre eles e registre em seu caderno algumas de suas contribuições para a abolição da escravidão no Brasil.
d) Além da Lei Áurea, outras leis anteriores a ela foram citadas no texto. Quais leis são essas? Explique quais mudanças elas trouxeram.
Links de apoio:
Luís Gama:
❏ Vídeo - Luís Gama - Canal Da História. Canal Futura. Disponível em:
André Rebouças:
❏ Vídeo – André Rebouças: o engenheiro da liberdade. Canal Buenas Ideias. Disponível em:
José do Patrocínio:
Vídeo - Os Abolicionistas: Silva Jardim e José do Patrocínio. Canal Buenas Ideias. Disponível em:
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 2.1
ATIVIDADE 2.1
Considerando o que aprendemos com o texto Os Abolicionistas, vamos agora
observar uma das imagens da Revista Ilustrada e responder a algumas questões:
Obs: Ao realizar a análise de imagens, busque a “atitude historiadora, focando na identificação, na comparação, na contextualização, na interpretação e na análise das imagens apresentadas.
O debate abolicionista e a crise na monarquia eram abordados nas páginas da Revista Illustrada (1876-1898), criada por Ângelo Agostini. A revista deixava claro o seu posicionamento abolicionista, mas apesar de seu viés crítico, nunca assumiu posição em prol de algum partido ou organização. As caricaturas da série “Scenas da Escravidão” denunciavam as atrocidades às quais os escravizados eram submetidos.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Nessa ilustração são representados indivíduos que possuem interesses diferentes. Você consegue identificar quem são os indivíduos representados nela? Quais elementos presentes na charge permitiram que você chegasse a essa conclusão?
b) Ao ter se atentado para os personagens representados na imagem, você deve ter percebido uma clara oposição, um jogo de forças. Descreva a maneira como os personagens estão caracterizados e a quais objetos estão associados. Após ter feito isso responda: O que esses elementos da imagem dizem sobre eles? Quem eles estão representando e quais interesses eles defendiam?
c) Após ter analisado os aspectos visuais da imagem e, considerando o contexto de publicação dela assim como o seu título e a legenda, o que se pode dizer sobre a intenção do autor da charge?
d) De acordo com a sua interpretação da ilustração, qual é o papel de quem está no centro dessa charge (o homem negro) em relação ao processo de abolição? Explique utilizando elementos da imagem.
e) De acordo com o que você aprendeu através das pesquisas que realizou para a Atividade 2, a visão passada pela imagem em relação ao personagem no centro da representação está de acordo com o que realmente ocorreu durante as mobilizações abolicionistas no Brasil? Justifique sua resposta.
|
Orientações
1- Você irá ler os
textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de
classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as
circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para
responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3-
Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo
próprio aplicativo.
4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
PS:
Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: A ESCRAVIDÃO, OS
MOVIMENTOS CONTESTATÓRIOS DO BRASIL REGENCIAL E OS IMIGRANTES NO BRASIL DO
XIX
Com
esta Situação de Aprendizagem o(a) estudante aprofundará seu conhecimento
sobre alguns dos impactos do nosso passado escravocrata e a importância das
rebeliões que ocorreram no Brasil durante o período regencial. Compreendendo
que as relações sociais no Brasil durante o período monárquico não eram
pacíficas, mas que existia um jogo de forças entre diferentes grupos sociais.
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 1.
ATIVIDADE
1
1.1. Após
a leitura do texto, acesse o link de apoio para assistir ao vídeo A Rota do
Escravo – A Alma da Resistência e responda as questões abaixo em seu caderno.
Nascidos e
arrancados de outro continente a partir do século XVI, africanos e seus descendentes
foram escravizados no Brasil. Aqui passaram a trabalhar forçosamente exercendo
um papel de suma importância nos aspectos econômicos, sociais e culturais do nosso
país. Esses homens e mulheres eram originários de diversas etnias e seus descendentes
passaram a também compor a população brasileira.
As relações
sociais estabelecidas durante a escravidão no Brasil teceram uma rede
cultural complexa. Um dos principais aspectos desta rede está relacionado à
construção da nossa identidade étnico racial, visto que boa parte da
população brasileira é hoje composta por negros.
É fundamental
considerar a importância do trabalho exercido no contexto da escravidão ao
analisarmos os ciclos econômicos da História brasileira e seu legado no
presente. Ao mesmo tempo, é essencial também perceber a influência da
escravidão na potencialização das desigualdades sociais no país e como as
tentativas de superação dessas desigualdades étnico-raciais muitas vezes
geram reações violentas.
Fonte: Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Oficina Luz... Câmera e Ação… HISTÓRIA!
“A Rota do Escravo - A Alma da Resistência”
a) Após ter lido o texto e assistido ao filme aponte algumas influências
da utilização da mão de obra africana escravizada no Brasil, dentro dos
aspectos sociais, econômicos e culturais na atualidade.
b) O filme retrata a história do comércio de indivíduos escravizados por
meio de suas próprias vozes, das de seus mestres e das dos comerciantes que
atuavam com o tráfico, discutindo aspectos já apresentados no texto. De quais
maneiras o vídeo evidencia a resistência dos escravizados à violência
constante que sofriam?
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 1.2
ATIVIDADE
1.2
1.2. Leia a fonte para responder aos questionamentos abaixo:
Se necessário utilize o dicionário para entender as palavras desconhecidas.
Código Penal
[...]
PARTE ESPECIAL
TÍTULO I
DOS CRIMES CONTRA A PESSOA
[...]
CAPÍTULO VI
DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL
SEÇÃO I
DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE PESSOAL
[...]
Redução a condição análoga à de escravo.
Art. 149. Reduzir alguém a
condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a
jornada exaustiva, quer sujeitando o a condições degradantes de trabalho,
quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida
contraída com o empregador ou preposto:
Pena
- reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à
violência.
§ 1º Nas mesmas penas incorre quem:
I – cerceia o uso de
qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, com o fim de retê-lo no
local de trabalho;
II – mantém
vigilância ostensiva no local de trabalho ou se apodera de documentos ou
objetos pessoais do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho.
§ 2º A pena é
aumentada de metade, se o crime é cometido:
I – contra criança ou
adolescente;
II – por motivo de
preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem.
Fonte: Código Penal brasileiro, 2019.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm
Análoga: semelhante, parecida.
a) Como conseguimos perceber, a partir da
leitura dos termos do artigo do Código Penal brasileiro transcritos acima, de
acordo com a legislação vigente no país, o ato de submeter pessoas a qualquer
condição de trabalho análogo ao escravo é crime. Ele vai contra a liberdade
individual, fere a liberdade pessoal e está sujeito à multa e pena de
reclusão de dois a oito anos. Para além desse artigo, hoje existem uma série
de leis e mecanismos de combate à escravidão que asseguram a responsabilização
dos opressores em âmbito nacional e internacional, visando acabar com a
existência dessa forma de exploração do trabalho. Mas, apesar da existência
dessas leis, hoje, ainda, são praticadas formas de trabalho escravo ou
análogas à escravidão. Faça uma pesquisa sobre as formas atuais de
escravização na internet, ou em outros recursos de pesquisa e, posteriormente,
registre no caderno.
b) A Constituição brasileira garante que
todos somos iguais perante a lei e que, qualquer discriminação que atente a
este direito, será punida, sendo a prática do racismo também considerada
criminosa. Pesquise alguns dos artigos da Constituição brasileira que tratam da
discriminação racial e transcreva, em seu caderno, os pontos que considerou
mais importantes e registre no caderno.
Link de apoio 2: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-153/trabalho-em-condicoes-analogas-as-de-escravo-uma-realidade-bem-atual/
Indicação de pesquisa para os estudantes:
❏ BBC Brasil. 5 exemplos da escravidão moderna, que atinge mais de 160 mil
brasileiros.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-36429539
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ORIENTAÇÕES
1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2, vol.3 - SEGUNDO REINADO: TERRITÓRIOS, FRONTEIRAS E A GUERRA DO PARAGUAI.
Nesta Situação de Aprendizagem, você, estudante, estudará a Guerra do Paraguai enquanto um ato da consolidação das nações da bacia platina (Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai) e que culminaram em um enorme saldo negativo de mortes e destruição. A Guerra do Paraguai foi considerada um divisor de águas entre os países envolvidos e caracterizou o maior conflito armado dentro da América Latina.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 1 e 2.
ATIVIDADE 1
1.1. Observe as Bandeiras abaixo, identifique-as colocando o nome dos países a qual pertencem nos quadros abaixo de cada uma das imagens e responda aos próximos questionamentos.
Para consultar sobre as bandeiras:
Bandeira do Paraguai. Wikipedia. Disponível em:
Bandeira do Uruguai. Fonte: Wikipedia. Disponível em:
Bandeira da Argentina. Wikipedia. Disponível em
Bandeira do Brasil Império. Wikipedia. Disponível em:
SAIBA MAIS:
❏ BBC Brasil. 150 anos do fim da Guerra do Paraguai: a história do conflito armado
mais sangrento da América Latina. Por Verônica Smink. 02 mar 2020. Disponível em:
< https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51693818
❏ Vídeo - As tantas verdades da Guerra do Paraguai. Canal da Lili. Disponível em:
ATIVIDADE 2
2.1. Leia o texto abaixo e realize a atividade proposta em seu caderno.
a) O texto acima nos dá alguns indicativos da situação política do Brasil no período do II Reinado. Sendo assim, aponte outras causas que motivaram a entrada do Brasil na Guerra do Paraguai.
b) Apontados os fatores que motivaram o Brasil a entrar na Guerra do Paraguai, escreva as principais consequências para ambos os lados envolvidos no conflito.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 3.
ATIVIDADE 3
a) Porque o autor diz que a abolição da escravidão aconteceu de maneira lenta, gradativa e que “beneficiava” os escravos? Lembre-se que: “aspas” são utilizadas em sentido de ironia.
b) Colocar fim ao tráfico negreiro, em 1850, regulamentou a situação dos escravos que aqui já se encontravam? Justifique.
c) Se pensarmos na Lei do Ventre Livre e nas condições em que se encontravam as mulheres negras escravizadas nesse período, seria possível que as crianças nascidas a partir de 1871 poderiam tornarem-se livres na prática? Justifique.
d) A Lei do Sexagenário previa que negros escravizados (homens ou mulheres), ao completarem 60 anos de idade, tornavam-se livres. Se refletirmos a respeito do trabalho excessivo, dos castigos físicos que sofriam, das péssimas condições de alimentação e de tantas outras condições degradantes ao qual estavam sujeitos, era comum esses escravizados se libertarem dessa forma? Justifique.
e) 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra que corresponde ao dia da morte de Zumbi dos Palmares. Com o intuito de reconhecer africanos e afrodescendentes como sujeitos de suas próprias histórias e de se combater o racismo, a data assinala a importância e a valorização da cultura afro-brasileira. Pesquise as diferentes manifestações e contribuições desses povos para o Brasil bem como a sua influência no cotidiano da sociedade brasileira.
f) A História da escravidão no Brasil atravessa mais de 300 anos. Da assinatura da Lei Áurea, em 1888, aos dias atuais passaram-se mais de 130 e ainda assim, direitos naturais e básicos são infringidos a essa população. Sendo assim, elabore um texto dissertativo, demonstrando a situação e a luta dos africanos e afrodescendentes após abolição e nos dias atuais.
SAIBA MAIS:
A escravidão e seu contexto no período imperial brasileiro. Disponível em:
Escravidão indígena no Brasil. Disponível em:
Código Penal brasileiro de 1940. Disponível em:
Racismo. Disponível em:
Como fazer um texto dissertativo:
Passo a passo:
Introdução: Faça uma contextualização introdutória do objeto de estudo a ser
analisado, respondendo às seguintes perguntas em relação ao que será exposto em seu
texto:
● O quê? – Introdução do assunto que será abordado.
● Quem? – Exposição dos agentes mais importantes envolvidos na questão ou
dentro da discussão a ser realizada.
● Quando? – Situar temporalmente o momento histórico ou a discussão
historiográfica da qual irá tratar.
● Onde? – Situar geograficamente o momento ou discussão histórica que será
trabalhada ao longo do seu texto.
Desenvolvimento: Aprofundar argumentos do que foi apresentado na introdução,
respondendo a uma pergunta principal:
● Como? – Aprofundar a discussão introduzida, apresentando detalhadamente o
processo pesquisado. Exponha suas referências para responder de maneira
embasada as questões já abordadas na introdução e a discussão em relação ao
assunto ao longo de sua pesquisa.
Conclusão: Sintetizar de forma argumentativa a questão apresentada ao longo das
etapas anteriores e responder a uma questão principal:
● Por quê? – Apresentar suas análises sobre a importância do assunto tratado ao
longo de sua dissertação, de maneira a sintetizar e finalizar a argumentação
exposta ao longo do desenvolvimento de seu texto.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ORIENTAÇÕES
1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA.
Nesta Situação de Aprendizagem, você estudará que, após a Independência do Brasil,
D Pedro I foi coroado imperador do Brasil e governou por apenas nove anos; e que, entre os anos de 1831 e 1840, nosso país foi dirigido por regentes, isto é, governado por outras autoridades, eleitas pelos deputados e senadores para administrarem temporariamente. Aos 15 anos de idade, D Pedro II tornou-se o segundo e último Imperador do Brasil, visto que seu pai abdicou do trono brasileiro quando ele tinha apenas 5 anos. O Brasil do século XIX e seus principais acontecimentos são os temas que estudaremos.
Observação: Três aulas para fazer a atividade 6.
Roteiro de orientações que pode ser disponibilizado aos estudantes:
Passo a Passo:
1º Escolha um dos temas.
2º Divida o tema em tópicos ou ideias principais. Cada pedaço/tópico pode corresponder a uma parte da pesquisa realizada.
3º Para sua pesquisa, você pode utilizar: internet, livros, revistas etc. Explore sua atitude historiadora com a investigação do tema escolhido.
4º Consolide a aprendizagem produzindo um texto sobre o seu tema.
Indicações de pesquisa:
Revoltas Regenciais:
❏ Vídeo – Revoltas Regenciais. Canal Parabólica. Duração: 26’58”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c7hYMyzUIJs >. Acesso em: 10 jun.2020.
Farroupilha:
❏ Vídeo – Revolução Farroupilha. Canal Buenas Ideias. Duração: 8’04”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=wrdZ6x2X-PY>. Acesso em: 10 jun. 2020.
Sedição Militar:
❏ Revista do Arquivo Público Mineiro. A Revolta do Ano da Fumaça. Disponível em: <http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/rapm_pdf/2014A08.pdf >. Acesso em: 10 jun.2020.
Revolta de Carrancas:
❏ Wikipedia. Revolta de Carrancas. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_de_Carrancas >. Acesso em: 10 jun.2020.
Sabinada:
❏ Educa Mais Brasil. Sabinada. Disponível em: <
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/sabinada > . Acesso em: 10 jun. 2020.
Insurreição Malê:
❏ Vídeo - Os malês e a resistência negra na Bahia. Canal da Lili. Duração: 4’49”. Disponível
em: < https://www.youtube.com/watch?v=RVRrIrvTNs4>. Acesso em: 10 jun. 2020.
Cabanada:
❏ InfoEscola. Cabanada. Disponível em: <https://www.infoescola.com/historia-dobrasil/cabanada/>. Acesso em: 10 jun. 2020.
Balaiada:
❏ HQ – Negro Cosme e a Guerra da Balaiada no Maranhão. Centro de Cultura Negra do Maranhão. Disponível em: < http://hbois.blogspot.com/2017/02/biblioteca-livre-hq-contahistoria-de.html?m=1 > . Acesso em: 10 jun. 2020.
Cabanagem:
❏ Vídeo – A Revolta dos Cabanos. Canal Amazônia Independente. Duração: 51’59”.
Disponível em: < https://youtu.be/KayPmt_5xRQ >. Acesso em: 10 jun. 2020.
Observação: Uma aula para fazer a atividade 7 e 8.
ATIVIDADE 7
Datada no ano de 1850, a Lei de Terras viabiliza uma série de condições sobre
as mesmas. Sendo assim, leia a fonte abaixo e responda aos questionamentos:
ATIVIDADE 8
Leia o texto abaixo e siga as orientações da atividade:
SAIBA MAIS:
❏ REIS, João José. A Revolta dos Malês em 1835. Disponível em:
http://educacao.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2015/05/a-revolta-dosmales.pdf . Acesso em: 11 jun. 2020.
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Orientações
1- Você
irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o
caderno de classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas
adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou
letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível
enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV
CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar.
<3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA.
Nesta Situação de Aprendizagem, você estudará que, após a Independência do Brasil,
D Pedro I foi coroado imperador do Brasil e governou por apenas nove anos; e que, entre os anos de 1831 e 1840, nosso país foi dirigido por regentes, isto é, governado por outras autoridades, eleitas pelos deputados e senadores para administrarem temporariamente. Aos 15 anos de idade, D Pedro II tornou-se o segundo e último Imperador do Brasil, visto que seu pai abdicou do trono brasileiro quando ele tinha apenas 5 anos. O Brasil do século XIX e seus principais acontecimentos são os temas que estudaremos.
Observação: Uma aula para fazer a atividade 3.
ATIVIDADE 3- Leia o texto e, a seguir, responda o que se pede:
a) A partir da leitura do texto acima, evidencie as principais diferenças entre as Constituições que constam no documento e o que representa essa diferenciação para a população de modo geral.
b) No artigo 5º da Constituição Federal de 1988, a lei afirma que somos todos iguais. Por que precisamos estabelecer leis que garantam direitos mínimos e naturais para todas as pessoas?
c) Na atual Constituição Federal Brasileira, quem pode participar das eleições? O que significa a extensão do direito ao voto para um número maior de participantes? Como elas são realizadas?
Observação: Uma aula para fazer a atividade 4.
ATIVIDADE 4
Com auxílio do link de apoio, faça uma breve pesquisa sobre a Confederação do Equador e aponte nas afirmativas abaixo (V), para verdadeiro, e (F),
para falso, justificando os apontamentos falsos em seu caderno.
a) ( ) A Confederação do Equador se caracterizou como uma revolta separatista urbana,
com caráter republicano e com massiva participação popular.
b) ( ) Podemos considerar que uma das principais causas desse movimento foi a alta dos
impostos cobrados pelo governo de D. Pedro I, bem como a forte tendência absolutista
centralizadora em seu governo.
c) ( ) Alguns intelectuais da época defendiam o fim da escravidão, mesmo sendo escravistas, e isso aumentou a força do movimento.
d) ( ) Frei Caneca, um forte opositor ao governo de D. Pedro I, afirmou: “...o poder moderador é a chave mestra da opressão da nação brasileira”.
4.2. Ainda sobre a Confederação do Equador e com base nos dados levantados em sua pesquisa na atividade anterior, elabore um mapa mental como uma forma de organizar os seus estudos. Vale lembrar: O mapa mental é um diagrama que facilita a organização das ideias de maneira lógica e simples em um processo de memorização, onde ele inicia com um tema central e evolui com o desenvolvimento dos fatos históricos.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 5.
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ORIENTAÇÕES
1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA.
Nesta Situação de Aprendizagem, você estudará que, após a Independência do Brasil,
D Pedro I foi coroado imperador do Brasil e governou por apenas nove anos; e que, entre os anos de 1831 e 1840, nosso país foi dirigido por regentes, isto é, governado por outras autoridades, eleitas pelos deputados e senadores para administrarem temporariamente. Aos 15 anos de idade, D Pedro II tornou-se o segundo e último Imperador do Brasil, visto que seu pai abdicou do trono brasileiro quando ele tinha apenas 5 anos. O Brasil do século XIX e seus principais acontecimentos são os temas que estudaremos.
Observação: Duas aulas para fazer as atividades 1.
a) As imagens são representações dos dois imperadores brasileiros. Pesquise sobre cada um deles, apontando os principais acontecimentos de seus governos. Registre-os em seu caderno.
a) A partir dos dados coletados, você acredita que logo após a Independência do Brasil e, em especial nos períodos do I e II Reinado, as estruturas internas referentes à política, economia e vida social alteraram aspectos de todas as pessoas que viveram nesse período?
b) A imagem acima nos mostra escravos em uma fazenda de café no ano de 1885,
aproximadamente. Com auxílio de seu(sua) professor(a) ou em pesquisas futuras
(livro didático, internet, entre outros) relacione a profunda relação existente entre a
manutenção das relações escravocratas e a organização política do Império.
c) A Lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, conhecida como Lei de Terras, passou a regulamentar a posse de terras no Brasil. Antes da promulgação dessa lei, o governo doava terras às pessoas interessadas, desconsiderando a ocupação original por diversos povos indígenas, por exemplo. A mesma lei dificultou o acesso à terra não somente aos indígenas, mas também aos ex-escravos e aos camponeses pobres, visto que a única forma de obter terras seria comprando-as. Sendo assim, pesquise sobre as questões que envolvem a demarcação das terras indígenas e quilombolas atualmente.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade.
ATIVIDADE 2
Leia o texto abaixo e responda aos questionamentos em seu caderno:
Link de apoio: https://www.todamateria.com.br/constituicao-de-1824/
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ORIENTAÇÕES
1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA LATINA E SUA FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA
A Situação de Aprendizagem 3 propiciará ao estudante compreender os processos de independência dos países latino-americanos, destacando os desdobramentos políticos e sociais que originaram experiências igualmente específicas.
Observação: Três aulas para fazer as atividades 6.
ATIVIDADE 6.
Leia com atenção os textos abaixo e responda as questões no caderno:
Texto 1:
Manuela Sáenz
“Manuela Sáenz (que também recebeu de San Martín o título de Caballera de la Orden del Sol, totalizando 112 mulheres que receberam tal condecoração) foi uma das mais famosas, pois além de sua conduta não usual de interessar-se por política e lutar na guerra, ao conhecer Simon Bolívar tornou-se sua companheira durante oito anos, até quando ele faleceu. Pouco tempo depois da morte de Bolívar foi exilada, morrendo na pobreza.”
Fonte: RODRIGUES, Amanda Maria Lima. As mulheres e as guerras de independência na América Latina do século XIX: invisíveis ou inexistentes? Ameríndia, v. 3, n. 1, 2007. p. 4.
Reflita sobre os seguintes pontos:
a) Quem foi Manuela Sáenz?
b) Ela teve papel de destaque no processo de independência? Por quê?
c) Manuela ficou conhecida somente por ter sido companheira de Simón Bolívar? Justifique sua resposta.
Texto2:
Maria Quitéria de Jesus
“Maria Quitéria de Jesus, a mulher-soldado, nasceu em São José de Itapororocas, no ano de 1797, na antiga Província da Bahia.
Em 1822, sob o ideal de liberdade, o Recôncavo Baiano lutava contra o dominador português que se negava a reconhecer a Independência do Brasil. Nesse clima, surge a figura de Maria Quitéria. A necessidade de efetivos fez com que a Junta Conciliadora de Defesa, sediada em Cachoeira-BA, conclamasse os habitantes da região a se alistarem para combater os portugueses.
Maria Quitéria, uma humilde sertaneja baiana, atendeu ao chamado, motivada pelos ideais de liberdade que envolviam seus conterrâneos. Ante a posição contrária do pai, foge de casa e, com o uniforme de um cunhado, incorpora-se inicialmente ao Corpo de Artilharia e, posteriormente, ao de Caçadores, com nome de Soldado Medeiros. O seu batismo de fogo ocorre em combate na foz do rio Paraguaçu, ocasião em que ficam evidenciados seu heroísmo invulgar e sua real identidade.
Em fins de 1822, a intrépida baiana, já com saiote tipo "highlander escocês" sobre o uniforme militar, incorpora-se ao Batalhão dos Voluntários de D. Pedro I, tornando-se, desse modo, oficialmente, a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar, em terras brasileiras.
De armas na mão, participando de combates como o da Pituba e o de Itapuã, torna-se merecedora das mais honrosas citações de bravura, valor e intrepidez, passando a constituir-se em referência do heroísmo da mulher brasileira.
Finda a campanha baiana, Maria Quitéria embarca para o Rio de Janeiro. [...] No dia 20 de agosto de 1823, D. Pedro I confere à gloriosa guerreira a honra de recebê-la em audiência especial. Sabedor da bravura e da maneira correta com que sempre se portara entre a soldadesca, num gesto de profunda admiração, concede-lhe o soldo de "Alferes de linha" e a condecoração de "Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro", em reconhecimento à bravura e à coragem com que lutara contra os inimigos da Pátria.”
Fonte:
Reflita sobre os seguintes pontos:
a) Quem foi Maria Quitéria de Jesus?
b) Ela teve papel de destaque no processo de independência? Por quê?
c) Por qual motivo Maria Quitéria foi condecorada pelo imperador Dom Pedro I?
Texto3:
Policarpa Salavarrieta (La Pola)
“Por várias vezes também se prestavam ao serviço de espiãs, no qual se saíam muito bem, pois conseguiam acesso a certas casas ao se colocarem como serviçais, passando despercebidas aos olhos de insurrectos ou realistas. Luis Vitale dá o exemplo de “Policarpa, [que] atuou como mensageira dos revolucionários no período da Reconquista Espanhola. Era uma costureira de Bogotá, oriunda do Valle del Cauca; transportava as mensagens anticoloniais camufladas em laranjas.” As atividades de espionagem de Policarpa Salavarrieta foram tão bem sucedidas que passou a ser procurada como um dos principais agentes republicanos. Morreu fuzilada.”
Fonte: RODRIGUES, Amanda Maria Lima. As mulheres e as guerras de independência na América Latina do século XIX: invisíveis ou inexistentes? Ameríndia, v. 3, n. 1, 2007. p. 5.
Reflita sobre os seguintes pontos:
a) Quem foi Policarpa Salavarrieta?
b) Ela teve papel de destaque no processo de independência? Por quê?
c) Qual o motivo de sua condenação à morte?
Observação: Uma aula para fazer a atividade 7.
ATIVIDADE 7
Vamos socializar o Cartão Postal produzido na atividade 5 da semana de 13 à 17 de julho? Para a realização desta atividade, siga as orientações abaixo.
Passo a Passo:
1. Você irá postar cartão produzido por você no padlet.
3. O endereço do nosso mural onde deverá ser postado é: https://padlet.com/andreavilela1/3mcx7fqgp3hrpqhm
Observação: Relembrando a atividade já trabalhada:
Vamos elaborar um Cartão Postal. Você deve, como investigador da história, pesquisar algumas mulheres que participaram dos movimentos de Independência das Américas, e como os seus atos interferiam nesse processo. Selecione, na lista apresentada abaixo, uma delas para elaborar um Cartão-Postal contando a história delas a um amigo(a).
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ORIENTAÇÕES
1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA LATINA E SUA FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA
A Situação de Aprendizagem 3 propiciará ao estudante compreender os processos de independência dos países latino-americanos, destacando os desdobramentos políticos e sociais que originaram experiências igualmente específicas.
Observação: Duas aulas para fazer as atividades 1 e 2.
ATIVIDADE 1.
ATIVIDADE 2
Análise as fontes.
a) Após a leitura das fontes, grife as palavras desconhecidas e busque seus significados(anote em seu caderno).
b) Quais as Formas de Governo foram adotadas e utilizadas após a independência nos EUA e no Brasil? Explique retirando trechos das fontes que explicitem o regime adotado.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 4 e 5 .
ATIVIDADE 4
Neste momento você será desafiado a ler os fragmentos de duas cartas, transcritas segundo a grafia original de 1822, para responder aos questionamentos a seguir:
a) Na fonte 1, quais são as recomendações feitas por Dom João VI ao seu filho?
b) A partir da leitura da fonte 2, pode-se afirmar que D. Pedro seguiu as orientações de seu pai, rei de Portugal? Justifique sua resposta citando ao menos um trecho da carta 2.
ATIVIDADE 5
Vamos criar um Lapbook. Basta utilizar a imaginação e a sua atitude historiadora.
Para a realização desta atividade, siga as orientações abaixo
Passo a Passo:
1. Escolha um dos países latino-americanos que realizaram independência e desenvolva uma pesquisa com auxílio da internet ou de livros do seguinte aspecto:
Organização do governo em seus primeiros anos após o processo de independência.
2. Elabore o Lapbook.
3. Anote em seu caderno o que você aprendeu da apresentação dos seus colegas.
Link de apoio 1: https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/independencia-america-espanhola.htm
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1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - PROTAGONISMO SOCIAL E ÉTNICO NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL- Continuação
Esta Situação de Aprendizagem possibilitará uma reflexão acerca do papel dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nas lutas pela independência no Brasil e na América Latina. Nesse contexto é importante refletir sobre o conceito protagonismo na medida em que as lutas pela independência na América se deveram aos diversos atores e grupos étnicos e sociais.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 4.
ATIVIDADE 4.
As três fontes abaixo são fragmentos de documentos escritos por D. Pedro I no ano da Proclamação da Independência do Brasil. Eles foram transcritos conforme a grafia original. Leia as fontes e, em seguida responda as questões:
a) Quais os autores e a datas em que as fontes foram produzidas?
b) Descreva, com suas palavras, as ideias apresentadas pelas três fontes acima.
c) Quais os elementos nas fontes 1, 2 e 3 que mais lhe chamaram a atenção? Por quê?
d) Ao estabelecer uma relação entre as fontes, qual a semelhança entre elas? Explique.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 5 .
ATIVIDADE 5
Vamos elaborar um Cartão Postal. Você deve, como investigador da história, pesquisar algumas mulheres que participaram dos movimentos de Independência das Américas, e como os seus atos interferiam nesse processo. Selecione, na lista apresentada abaixo, uma delas para elaborar um Cartão-Postal contando a história delas a um amigo(a).
Manuela Eras y Gandarillas: aristocrata boliviana, durante três dias liderou um grupo de mulheres que lutaram contra a invasão da cidade de Cochabamba. Atualmente é celebrada como uma das mulheres que lutaram pela independência boliviana, e a frase “Se não há homens, aqui estamos nós para enfrentar o inimigo e morrer pela pátria” lhe é atribuída durante as comemorações da independência boliviana.
Policarpa Salavarrieta: nascida em família criolla rica da Colômbia, desempenhava o papel de informante, trabalhando como costureira em casa da elite local, colhia informações sobre a localização das tropas reais e repassava aos rebeldes. Foi fuzilada em praça pública, acusada de contribuir com os rebeldes nativos que lutavam pela independência colombiana.
Juana Azurduy de Padilha: boliviana de origem indígena, , participou de 23 ações armadas com o objetivo de proclamar a independência da atual Bolívia. Apesar de ter o marido morto em combate e de perder todas as suas posses por conta dos confrontos, permaneceu lutando e chegou a ser condecorada tenente coronel. Após a independência, foi esquecida e viveu na miséria. Morreu indigente, aos 82 anos. Atualmente existem monumentos em sua homenagem e um aeroporto com seu nome em sua cidade natal, Sucre.
Manuela Sáenz: ficou mais conhecida por ter sido amante do libertador Simón Bolívar, no entanto foi uma mulher que rompeu com os padrões impostos no período, participou do processo de independência como coronel do exército venezuelano. Filha de nobre espanhol e mãe criolla, uma união considerada indigna pela sociedade da época, sofrendo, por isso, discriminação e preconceito.
Josefa Ortíz de Dominguez: de família criolla do México, participou da luta pela independência mexicana como informante, com apoio financeiro e promovendo reuniões em sua casa com os separatistas. Quando o grupo que declararia a independência mexicana foi denunciado por um de seus integrantes, Josefa, que era esposa do corregedor de Querétaro (Miguel Dominguez) e tinha informações sobre a prisão dos revoltosos, avisou o grupo antes que iniciasse as buscas nas casas da cidade. Por conta deste ato, mesmo grávida, foi presa e passou três anos confinada em conventos. Após a independência mexicana, negou qualquer tratamento especial, alegando que apenas cumpriu com seu dever.
Maria Quitéria de Jesus: nascida em Feira de Santana, Bahia, impedida por seu pai para lutar na guerra de independência, fugiu para a casa de sua irmã onde se caracterizou de homem, cortando o cabelo e tomando emprestado as roupas de seu cunhado. Alistou-se como soldado Medeiros e participou dos combates contra as tropas de Madeira de Melo no cerco a Salvador na guerra de independência. Foi condecorada com a “Ordem Imperial do Cruzeiro” e recebendo a patente de alferes.
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Atividades de 06 à 10 de julho
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ORIENTAÇÕES
1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - PROTAGONISMO SOCIAL E ÉTNICO NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Esta Situação de Aprendizagem possibilitará uma reflexão acerca do papel dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nas lutas pela independência no Brasil e na América Latina. Nesse contexto é importante refletir sobre o conceito protagonismo na medida em que as lutas pela independência na América se deveram aos diversos atores e grupos étnicos e sociais.
Observação: Três aulas para fazer a atividade 1 e 2.
ATIVIDADE 1.
d) Utilizando dos conteúdos trabalhados na situação de aprendizagem anterior, você acredita que Dom João VI foi um protagonista na história do Brasil? Justifique sua resposta.
ATIVIDADE 2.
Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que motivaram a Revolução Francesa influenciaram os movimentos pela independência nas colônias europeias na América. Observe e analise o mapa para responder às questões abaixo:
a) Após leitura e análise da fonte 1, qual foi o primeiro país a se tornar independente? E qual foi o último? Quantos anos de diferença entre eles?
b) Compare esse mapa com o mapa da América Espanhola e Portuguesa no período colonial. Quais transformações ocorreram na configuração política após a independência? Explique.
Link de apoio 1: Acesse aos mapas disponíveis: https://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/2014/12/20190514-independencia-america-espanhola-1.jpg
2.1 Leia a fonte e responda as questões.
Fonte 2. Carta para o General Juan José Flores
a) Quem é o autor das duas fontes e em que datas elas foram escritas?
b) Na fonte 1, o autor descreve o motivo do descontentamento contra a coroa espanhola na América. Qual é este motivo? Explique.
c) Pesquise a atuação dos dois principais grupos sociais e étnicos nas lutas de independência da América Espanhola: os chapetones e os criollos. Explique quem são eles e quais as suas características.
d) O autor da fonte 1 se apresenta como um porta voz dos colonos hispânicos. Explique esta afirmação. A que grupo social ele pertencia?
e) Quais os interesses e temores dos chapetones e das elites criollas em relação a independência da América Espanhola?
f) Realizando a leitura das fontes podemos perceber que no período entre as cartas houve uma mudança de posicionamento nas ideias de Simón Bolívar. Qual seria esta mudança? Em qual trecho é possível reconhecer isso? Explique.
Observação: Uma aula para fazer a atividade 3 .
ATIVIDADE 3
OBSERVAÇÃO: Já trabalhamos com vários infográficos. Vamos lembrar o que é:
Devem adaptar a imagem ( recorte ou desenho no seu caderno) do monte Rushmore, montando os “caixas informativas” a cada um dos líderes norte-americanos, seus feitos e por que foram homenageados nesse monumento.
Link de apoio 3: http://blog.dpbintercambio.com/voce-sabe-a-historia-e-de-quem-sao-os-4-rostos-esculpidos-no-monte-rushmore-nos-eua/
Observação: No Classroom, você encontra o texto e todo o material de apoio. Observe as adaptações feitas, dado a aula à distância.
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ORIENTAÇÕES
1- Você irá ler os textos e responderá no caderno do aluno e se precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas páginas. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar.
a) De que se trata a Fonte 1? Qual é o tema abordado?
b) De acordo com a Fonte 1, qual foi o número de africanos que vieram para o Brasil entre 1801 e 1825?
c) Qual é o tema abordado pela fonte 2?
d) Crie um título para o texto da fonte 2.
e) Observando os dados dispostos pela Fonte 1 e as informações apresentadas pela Fonte 2, pode-se afirmar que a transferência da Família Real para o Brasil contribuiu para a determinação feita pela Inglaterra aos países aliados? Responda e justifique citando os dados apresentados.
Observação: No Classroom, você encontra o texto e todo o material de apoio. Observe as adaptações feitas, dado a aula à distância.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
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