Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano: 8º ano do
ensino fundamental A e B Atividades
da semana dos dias: 07/12 a 11/12/2020 Podem ser
entregues até: 11/12/2020 Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega:
Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) ATENÇAO: SEMANA DE REVISÃO
E RECUPERAÇAO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNO VERAO AS ATIVIDADES QUE
FALTAO ENTREGARE FARÃO OS EXRCICIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. EXERCICIOS
DE RECUPERAÇÃO ABAIXO DO 4º BIMESTRE PESQUISE SOBRE O
SISTEMA SOLAR E MOVIMENTO DA TERRA E AS FAZ DA LUA. OBS: AS ATIVIDADES
ANTERIORES PODEM AJUDAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 4 TAMBEM |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano: 8 º ano do
ensino fundamental A e B Atividades da
semana dos dias: 30/11 a 04/12/2020 Podem ser
entregues até: 04/12/2020 Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de
entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para
mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega
das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro
Alves 9 º B). Onde será
disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classroom SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 3 – CLIMA E SEUS ELEMENTOS Atividade que
deve ser feita esta no caderno do aluno volume 4 nas paginas 151 e 153 Quem ainda nem tiver o caderno buscar na
escola . Ou entra nesse
site
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/ |
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano: 8 º ano do ensino fundamental A e B Atividades da
semana dos dias: 23/11 a 27/11/2020 Podem ser
entregues até: 27/11/2020 Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de
entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para
mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega
das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro
Alves 9 º B). Onde será
disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classroom SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – CLIMA E SEUS ELEMENTOS Atividade que
deve ser feita esta no caderno do aluno volume 4 nas paginas 149 e 150 Quem ainda nem tiver o caderno buscar na
escola . Ou entra nesse
site https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/ |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B Atividades da semana dos dias: 09/11 ate 13/11/2020 Podem ser entregues até: 13/11/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Ao concluírem o esquema referente ao movimento de translação, da aula passada faça questionamentos sobre a posição da Terra em relação ao Sol nos diferentes meses do ano, enfatizando os conceitos de solstício e equinócio. Solicite que expressem as lembranças decorrentes de cada estação do ano em relação à cultura, clima, hábitos das pessoas e dos animais e características da vegetação, por exemplo. Na sequência, faça a leitura compartilhada do texto abaixo: Relações entre o Sol e a Terra As estações são causadas pela inclinação do eixo de rotação do planeta em relação ao plano definido pela órbita da terra (plano da eclíptica). Esta inclinação faz com que a orientação da terra em relação ao Sol mude continuamente enquanto a Terra gira em torno dessa estrela. (...) Isso significa que a altura do Sol, seu ângulo de elevação acima do horizonte, para uma dada hora do dia (por exemplo, meio dia) varia no decorrer do ano. No hemisfério de verão, as alturas do Sol são maiores, os dias mais longos e há mais radiação solar. No hemisfério de inverno, as alturas do Sol são menores, os dias mais curtos e há menos radiação rolar. Fonte: 2.1 Movimentos da Terra, estações. Física – Universidade Federal do Paraná. Disponível em:<http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html>. Acesso em: 08 abr. 2020. Atividade que deve ser feita esta no link abaixo nas paginas 147 e 148 |
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B Atividades da semana dos dias:
03/11 ate 06/11/2020 Podem ser entregues até: 06/11/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Atividade 1 – Movimento de Translação O planeta Terra tem dois movimentos principais: rotação e translação.
A rotação em torno de seu eixo é responsável pelo ciclo dia-noite. Já a
translação se refere ao movimento da Terra em sua órbita elíptica em torno do
Sol. Para entender um pouco mais sobre os movimentos da terra, assista ao
vídeo “Rotação e Translação da Terra”. Fonte: Smile and Learn (Português). Rotação e Translação da Terra –
Os Movimentos do Planeta Terra – Os movimentos do planeta Terra. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TUy6SC2MRig.
Acesso em: 03/09/2020. Agora, após assistir ao vídeo, e com a orientação de seu (sua)
professor(a), faça uma pesquisa em livros didáticos ou na internet, e no
espaço a seguir desenhe o esquema referente ao movimento de translação do
planeta Terra. |
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B Atividades da semana dos dias: 26/10 ate 30/10/2020 Podem ser entregues até: 30/10/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Movimentos da Terra O planeta Terra não é estático no universo, assim como acontece com todos os corpos celestes. Ele realiza uma série de movimentos envolvendo a órbita em torno de si mesmo, ao redor do sol, em conjunto com a Via Láctea e com o próprio universo. Portanto, estudar esses movimentos significa entender uma parte da dinamicidade do espaço sideral. Os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação. A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1.666 km/h. A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites. A translação é o movimento elíptico que a Terra executa ao redor do sol, com uma duração de 365 dias, 5 horas e 48 minutos em uma velocidade de 107.000 km/h. Quando a Terra termina uma volta completa em relação ao sol, dizemos que se passou um ano. A principal consequência desse movimento é a origem das estações do ano, que ocorrem pelo fato de o eixo do planeta apresentar uma inclinação de 23º27', ocasionando a sucessão dos solstícios e dos equinócios. O movimento de translação também é chamado de revolução. Movimento de translação terrestre Movimento de translação terrestre Além desses dois movimentos principais, a Terra possui outros três importantes movimentos que não possuem uma influência muito notória sobre a humanidade, mas que são importantes por originarem outros movimentos. Essas variações são a precessão, a nutação e o deslocamento do periélio. A precessão – ou precessão dos equinócios – é o movimento giratório realizado pela projeção de eixo de rotação terrestre no sentido horário, com uma duração cíclica de 25.770 anos. A principal consequência é a antecipação dos equinócios e a mudança da posição aparente dos astros celestes no céu. A nutação é uma pequena variação periódica no eixo rotacional terrestre que ocorre a cada 18,6 anos em função da influência da gravidade da Lua sobre a Terra. Não há consequências relevantes. O deslocamento do periélio é a variação da órbita terrestre ao redor do sol. Como sabemos, o periélio é o ponto da órbita em que o planeta encontra-se mais próximo ao corpo solar. Assim, essa diferença varia ao longo do tempo em função da influência da órbita de outros planetas, com uma repetição cíclica de 21 mil anos. Além desses cinco movimentos apresentados, a Terra realiza outros nove movimentos de menor importância que envolvem derivações desses ciclos e transformações ocorridas em conjunto com o universo. Um desses movimentos é a obliquidade da eclíptica, que é a variação entre o plano da órbita da Terra e o plano da Linha do Equador, ou seja, a variação do eixo de inclinação. Esse movimento possui um ciclo de 42 mil anos e faz com que o ângulo desse eixo varie entre 22º e 24º30'. Há também a variação da excentricidade da órbita, em que o eixo de translação da Terra ora é mais circular, ora é mais elíptico, possuindo uma duração cíclica de 92 mil anos. Há indícios de que esse movimento seja o responsável pelas grandes glaciações da Terra. Já o movimento do centro de massa Terra-Lua indica a órbita que o centro de massa do sistema Terra-Lua realiza ao redor do sol. Da mesma forma, o movimento em torno do centro de massa do Sistema Solar é o movimento realizado pela Terra ao redor do centro de massa do sol e todos os planetas que circundam ao seu redor. Outro movimento interessante é o movimento das marés, em que há uma contração e uma descontração cíclicas do globo terrestre por influência da gravidade da Lua. A mais conhecida influência desse movimento é a variação das marés. A Terra também realiza alguns movimentos imprevisíveis, com pequenas variações em suas órbitas, fenômeno ocasionado pela influência dos demais planetas solares, notadamente Vênus e Júpiter. Esses movimentos são chamados de pertubações planetárias. Como o Sol também se desloca, observa-se que, concomitante ao movimento de translação, a Terra também realiza um movimento helicoidal em direção ao próprio sol. Da mesma forma ocorre em relação à Via Láctea, que apresenta um giro ao redor de seu centro com duração de 250 milhões de anos. A Terra, assim como todo o sistema solar, faz parte dessa movimentação, que é chamada de rotação junto com a galáxia. No entanto, como o universo continua expandindo-se, a galáxia também se movimenta, levando todos os seus corpos celestes consigo, o que faz com que seja considerado o movimento de translação junto com a galáxia. Imagem da Via Láctea Em resumo, os 14 movimentos da Terra são: 1) Rotação 2) Translação 3) Precessão 4) Nutação 5) Deslocamento do periélio 6) Obliquidade da eclíptica 7) Variação da excentricidade da órbita 8) Movimento de centro de massa Terra-Lua 9) Movimento em torno do centro de massa do Sistema Solar 10) Movimento das Marés 11) Pertubações Planetárias 12) Movimento Helicoidal 13) Rotação junto com a galáxia 14) Translação junto com a galáxia QUESTÃO 1-A Terra, assim como todos os corpos celestes presentes no universo, não está parada. Ao todo, são dezenas de diferentes formas de deslocamento realizadas pelo nosso planeta. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que não indica um dos fenômenos de movimentação terrestre: a) rotação b) nutação c) precessão dos equinócios d) inclinação e) revolução QUESTÃO 2-Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente, a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias. e) a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas frios e quentes. QUESTÃO 3- O deslocamento do periélio é registrado como um dos movimentos da Terra, mas não é tão lembrado por dois motivos: não exerce uma influência tão grande sobre a vida no planeta e também por apresentar um ciclo muito longo, que totaliza os 21 mil anos. Mas, afinal, o que é o periélio? a) é a forma com que a Terra se desloca em torno do seu próprio eixo. b) é o movimento aparente da Terra ao longo do universo. c) é o eixo da translação terrestre. d) é a distância mínima da órbita terrestre em relação ao sol. e) é a distância máxima da órbita terrestre em relação ao sol. QUESTÃO 4-(UTFPR - adaptada) A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra. a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar. b) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta. c) O movimento de translação é que determina a duração do fotoperíodo diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão. d) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites. |
Professor: Jaqueline Juliani
Alves Disciplina: ciências Ano: 8º ano do ensino
fundamental A e B Atividades da semana dos
dias: 13/10 ate 16/10/2020 Podem ser entregues até:
16/10/2020 Onde fazer: As atividades
devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via
WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias
(CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail
(jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio
mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém,
ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades
atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a
aula: Através do blog da escola, google classroom. ATIVIDADE. Queridos alunos quero que
vocês procuram noticias e jornais revista e ate na internet sobre as
queimadas das mata no brasil e procurem saber quais são as causas e me mandam
no emeil ou no whats . |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B Atividades da semana dos dias: 21/09 a 25/09/2020 Podem ser entregues até: 25/09/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno ou no caderno
do aluno de ciências e deve ser
enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B Atividades da semana dos dias: 21/09 a 25/09/2020 Podem ser entregues até: 25/09/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno ou
no caderno do aluno de ciências e deve
ser enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as
atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso
envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME
COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classroom. SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – AS DROGAS Unidade Temática: Vida e evolução Habilidades: (EF08CI20*) Discutir sobre as diferentes motivações para o
uso de substâncias psicoativas e propor ações de prevenção baseadas na identificação dos
fatores de proteção. (EF08CI21*) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos
pertinentes à idade préadolescência e a adolescência valorizando o
autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida. Objetos de Conhecimento: Sexualidade, Saúde. É importante lembrar, ao tratarmos desta temática, que há
diferentes padrões de consumo de substâncias (uso, abuso, dependência) e que
a experimentação é muito comum entre adolescentes e jovens, não sendo
determinante para que se tornem usuários costumazes. Muitas vezes, o uso ou o
uso compulsivo de substâncias psicoativas (álcool ou outras drogas) é
associado à falta de caráter, fraqueza, banditismo, entre outros. Porém, a
dependência química (ou quimiodependência) é uma doença e deve ser tratada
como tal. E, como toda doença, o melhor caminho é a prevenção. Isso é o que
fundamenta todas as discussões presentes nesta proposta. Outra questão
importante a ser discutida é que o uso
de drogas, principalmente na adolescência, traz inúmeros prejuízos à saúde e
à vida, como, por exemplo, vulnerabilidade aumentada em relação a acidentes,
exposição a situações de violência, riscos de contrair IST por relações
desprotegidas,bem como outras doenças, tendência a desenvolver
psicopatologias na idade adulta, entre outros. As drogas, ou substâncias
psicoativas, ao serem introduzidas em um organismo vivo, modificam processos
bioquímicos, resultando em mudanças fisiológicas e/ou comportamentais. Nesta situação de
aprendizagem, vamos discutir as motivações para o uso dessas substâncias e
algumas formas de prevenção. Atividade 1 – O uso de drogas Com base no texto Novos dados, poucas mudanças,
identifique quais são os índices relacionados ao uso de drogas em nossa
sociedade, considerando a região do país e o tipo de substância. Novos dados, poucas mudanças No início de 2007, foi divulgada uma publicação que
apresenta todos os resultados de uma pesquisa realizada pelo Centro
Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) em parceria com
a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Tal pesquisa,
realizada em 2005, teve como principal objetivo estimar a prevalência do uso
de drogas psicotrópicas pela população brasileira. Ela permitiu avaliar como
nossa sociedade, em geral, comporta-se ante o uso de drogas lícitas e
ilícitas. Foram entrevistados 7.939 brasileiros, entre 12 e 65 anos, em seu
domicílio, nas cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes.
Constatou-se que 22,8% da população pesquisada já fez uso na vida de drogas
(exceto álcool e tabaco), índice ligeiramente maior que o encontrado no
levantamento realizado em 2001 (19,4%). O maior índice de consumo foi
encontrado na Região Nordeste (27,6%) e o menor na Região Norte (14,4%). O
uso de maconha na vida aparece em primeiro lugar entre as drogas ilícitas,
com relato de consumo por 8,8% dos entrevistados. Vale destacar que, apesar
de numericamente ter havido aparente aumento no consumo de quase todas as
drogas neste segundo levantamento, somente o consumo de estimulantes
(anorexígenos), sem receita médica, sofreu aumento real em seu consumo, ou
seja, houve diferença estatisticamente
significante (de 1,5% em 2001para 3,2 % em 2005). Fonte: Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas
Psicotrópicas.
Texto adaptado especialmente para o SP faz Escola.
Após leitura do texto, reflita sobre a seguinte questão e compartilhe
suas conclusões com seus(suas) colegas. 1-
Se as drogas fazem mal, por que muitas pessoas
usam? Procure levantar, junto dos seus colegas, as diferentes
motivações que podem levar as pessoas, especialmente adolescentes, a
utilizarem substâncias psicoativas. |
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 14/09 a 18/09/2020
Podem ser entregues até: 18/09/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno ou no caderno
do aluno de ciências e deve ser
enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – SEXUALIDADE
Unidade Temática: Vida e evolução
Habilidades:
(EF08CI11) Reconhecer a sexualidade humana na sua integralidade,
selecionando argumentos
que evidenciem as dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e
éticas, valorizando e
respeitando a diversidade de manifestações e expressões da identidade
humana e
compreendendo o preconceito e a discriminação como uma construção
social.
(EF08CI19*) Reconhecer a importância da prevenção no contexto da
saúde sexual e
reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e
respeito a si e ao outro.
Objetos de Conhecimento: Sexualidade, Saúde.
atividade
a) Analise as palavras abaixo, circulando as que você acredita que
fazem parte do conceito
de sexualidade.
b) Após a leitura da definição de sexualidade, reveja se as palavras
circuladas por você
anteriormente estão de acordo com essa definição. Observe sua
resposta e justifique
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 08/09 a 11/09/2020
Podem ser entregues até: 11/09/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno ou no caderno do aluno de ciências e deve ser enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Unidade Temática: Vida e evolução
Habilidade: (EF08CI10) Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.
Objetos de Conhecimento: Processos Reprodutivos, Saúde.
Atividade lei com atenção
Após vocês ter aprendido os métodos contraceptivos e a forma como devem ser usados, iremos abordar outro assunto também muito importante para sua saúde: as Infecções Sexualmente Transmissíveis, conhecidas como IST, incluindo HIV/Aids e as formas de prevenção.
Atividade 1 – O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis?
Para iniciarmos, observe as imagens a seguir e tire suas conclusões e responde as questões abaixo.
O que representam essas imagens para você?
Você já participou de algum destes eventos?
Se sua resposta foi sim, você saberia identificar quem estaria contaminado com
alguma IST nestes ambientes?
Como podemos nos prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis?
Após a roda de conversa e registro de suas reflexões, você irá estudar os conceitos
relacionados às IST-HIV/Aids e as formas de prevenir essas doenças. Tenha em mãos o livro
didático ou outra fonte de consulta para que possa responder às questões a seguir em seu
caderno:
1- O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? E HIV/Aids?
2- Você já ouviu falar de alguma IST? Quais?
3- Que fatores ou comportamentos podem aumentar as chances de jovens contraírem uma IST-HIV/Aids?
4- Pesquise os agentes causadores, sintomas, formas de transmissão, tratamentos e métodos de prevenção das seguintes IST: Sífilis, Gonorreia, HPV, Hepatite, Aids, Tricomoníase, Candidíase e Cancro Mole. Você pode registrar sua pesquisa em um quadro, como o modelo abaixo:
|
Professor: Jaqueline Juliani
Alves
Disciplina: ciências
Ano: 8º ano do ensino
fundamental A e B
Atividades da semana dos dias:
17/08 a 21/08/2020
Podem ser entregues até:
21/08/2020
Onde fazer: As atividades devem
ser feitas no caderno ou no caderno do aluno de ciências e deve ser enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp
(18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP),
pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail
(jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais
prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém,
ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades
atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a
aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Habilidade: (EF08CI09)
Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos
contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade
na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na
adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST.
Objetos de Conhecimento:
Processos Reprodutivos, Saúde.
Atividade 4 – A importância da
prevenção
Para discutir a importância da
prevenção, leia os textos a seguir.
Preservativo
masculino e feminino
Você
já ouviu falar em camisinha? Este é o nome popular do preservativo masculino
e feminino. O preservativo é um método contraceptivo que apresenta inúmeras
vantagens: é acessível e consegue proteger tanto uma gravidez não planejada
quanto as infecções sexualmente transmissíveis (IST). É por isso que os
preservativos masculinos e femininos oferecem o que chamamos de “dupla
proteção”. A opção pelo uso dos preservativos é um método de prevenção muito
importante, mas também é fundamental saber usá-los corretamente. Por exemplo:
não se deve usar o preservativo masculino e o feminino ao mesmo tempo pois,
além de não aumentar a proteção, há um enorme risco de que eles sejam
rompidos. O mesmo vale para o uso de dois preservativos masculinos, um sobre
o outro. Também é importante colocar o preservativo corretamente, e sempre
antes do início da relação sexual.
Contraceptivo
de emergência (Pílula do dia seguinte)
Reflita
sobre o seguinte questionamento:
E
se o método contraceptivo escolhido falhar? O que devemos fazer?
A
primeira ação é procurar um profissional da saúde para que possa ajudá-los.
Os riscos de uma gravidez não planejada ou de contaminação por uma IST
existem e podem acontecer com qualquer pessoa. Para evitar a gravidez, há a
possibilidade do uso do contraceptivo de emergência, conhecido popularmente
como “pílula do dia seguinte”. Mas, atenção: o seu uso é somente para
ocasiões de emergência e não deve ser feito continuamente. Cabe ao
profissional da saúde, o médico ginecologista, orientar quanto ao que é
recomendável para cada pessoa. Uma forma de prevenção emergencial para
algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é a PEP (Profilaxia
Pós-Exposição de Risco). Esta medida de prevenção de urgência consiste no uso
de medicamentos para reduzir o risco de infecções pelo HIV, hepatites virais
e outras IST. O uso deve ser iniciado preferencialmente logo nas duas
primeiras horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. A duração da
PEP é de 28 dias, e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde.
Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencaocombinada/pep-profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv.
Acesso em: 27/07/2020 Texto adaptado e elaborado especialmente para o SP faz
Escola.
De
quem é a responsabilidade?
A
contracepção é uma responsabilidade tanto do menino quanto da menina e,
portanto, a escolha do método contraceptivo deve ser compartilhada. Por isso,
é fundamental que meninas e meninos conheçam as características de cada
método e quais são as expectativas e dificuldades em relação a cada um deles.
Não existe o “melhor” método contraceptivo, pois cada adolescente é
diferente, tem histórias e projetos de vida diferentes, características,
estilos de vida e condições de saúde próprios. Por isso é muito importante
conversar com um profissional da saúde para decidir qual é o método mais
adequado (ou os métodos mais adequados) para si mesmo(a).
Fonte:
Adolescentes e jovens para a educação entre pares: Sexualidades e Saúde
Reprodutiva.Texto adaptado especialmente para o SP faz Escola. Fonte: Saúde e
prevenção nas Escolas.
Com base em tudo o que foi visto
até aqui e em todas as informações que conseguiram levantar a respeito dos
métodos contraceptivos, responda às seguintes questões em seu caderno:
1- É importante um método
contraceptivo oferecer dupla proteção? Por quê?
2- O que mais é importante considerar
na escolha de um método contraceptivo?
3- Em sua opinião, qual é o
método contraceptivo mais adequado? Justifique.
4- Quem deve ficar como
responsável pela escolha e pela utilização do método
escolhido? Justifique.
5- Quais critérios você utilizou
para responder à questão anterior?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 17/08 a 21/08/2020
Podem ser entregues até: 21/08/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno ou no caderno
do aluno de ciências e
deve ser enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline ), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
CADERNO DO
ALUNO–CIÊNCIAS – 8º ANO – 3º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 1 – A GRAVIDEZ NA
ADOLESCÊNCIA
Unidade Temática: Vida e evolução
Habilidade: (EF08CI09) Identificar e comparar o modo de ação e a
eficácia dos diversos
métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a
responsabilidade na
escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na
adolescência e de
Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST.
Objetos de Conhecimento: Processos Reprodutivos, Saúde.
Atividade 1 do Caderno do
Aluno proporciona um momento para levantamento
do conhecimento prévio, a fim de que se possa conhecer a opinião e
o
posicionamento diante do assunto Gravidez na Adolescência.
A adolescência pode ser entendida como uma fase do desenvolvimento
humano em
que ocorrem diferentes transformações – corporais, psicológicas e
socioafetivas. É uma fase
na qual surgem muitas descobertas e dúvidas, pois inúmeras
situações novas marcam a
passagem da infância para a vida adulta.
Muitas dúvidas sobre sexualidade entre adolescentes e jovens dizem
respeito à vivência
da sexualidade de forma plena, evitando-se certos riscos e
perigos, como uma gravidez não
planejada ou as Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST.
Atividade 1 – Adolescência e gravidez
Para iniciar esta atividade, leia o texto a seguir e depois
reflita sobre as questões
propostas. Faça o registro das suas respostas e conclusões.
Gravidez na Adolescência
Todos sabem que a adolescência é um período de crescimento e desenvolvimento.
Socialmente, você não é mais uma criança, mas não se tornou adulto.
Você quer experimentar,
pertencer a um grupo, se apaixonar por alguém e testar os próprios
limites.
É nessa fase que muitos adolescentes começam a pensar na sua vida
sexual. Por isso é
importante entender, desde já, que o sexo inseguro traz riscos, e um
deles é uma gravidez não
planejada na adolescência.
A família e a escola podem te orientar, mas a sua ação é primordial
para evitar a gravidez.
Afinal, você tem um futuro pela frente, planos e desejos.
Será que ter um filho, agora, é o que você realmente quer?
Fonte: Campanha “Gravidez na adolescência é para a vida toda”.
Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo.
1-O que é ser pai? O que é ser mãe?
2-Quais mudanças uma gravidez pode trazer para a vida dos(das)
adolescentes?
Atividade
2 – Dados sobre a gravidez na adolescência
A taxa de gravidez adolescente no Brasil está acima da média mundial,
latino-americana
e caribenha, como podemos observar no quadro a seguir:
Segundo o relatório Aceleração do progresso para a redução da
gravidez na adolescência na América Latina
e no Caribe, a taxa mundial de gravidez na adolescência é estimada em
46 nascimentos para cada
1 mil meninas de 15 a 19 anos, enquanto a taxa na América Latina e no
Caribe é estimada em
65,5 nascimentos, superada apenas pela África Subsaariana. No Brasil,
a taxa é de 68,4
nascimentos.
Fonte: ONU Brasil. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/taxa-de-gravidez-adolescente-no-brasil-esta-acima-da-medialatino-americana-e-caribenha/.
Acesso em: 10 fev. 2020.
(não se esqueçam de anotar sua
conclusão no caderno):
2- De acordo com as informações apresentadas, podemos observar que
a taxa de
gravidez adolescente no Brasil é superior à da América Latina e à
Mundial. Diante
desses dados e de acordo com a sua opinião, quais são as causas
para esse alto
índice de gravidez na adolescência?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 10/08 a 14/08/2020
Podem ser entregues até: 14/08/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Identificar sintomas, modos de transmissão,tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.
Objetivos: conhecer os sintomas das Dst.
Texto para ajudar a responder as questões. não precisa copiar o texto.
As 10 principais DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis
DSTs é a sigla de Doenças Sexualmente Transmissíveis. São de origem infecciosa e provocadas por bactérias, vírus, fungos, protozoários e artrópodes. Sua principal via de contágio são as relações sexuais entre uma pessoa doente e outra saudável.
Algumas dessas enfermidades podem ser curadas com tratamentos com antibióticos, sob prescrição e controle médico.
As DST são muito frequentes e o número de pessoas afetadas por elas está aumentando – entre outras razões, por causa da maior liberdade nas relações sexuais, da promiscuidade e da utilização de modo indiscriminado de antibióticos, o que tem favorecido a seleção de microrganismos mais resistentes.
As medidas mais aconselhadas para evitar as DST são: boa higiene pessoal, uso de preservativos, eliminação de práticas de risco e visita ao médico se houver qualquer suspeita de tê-las contraído.
As 10 principais doenças sexualmente transmissíveis
1. Clamídia
É a DST de maior incidência mundial. Provoca corrimento às vezes acompanhado de pus, tanto no homem como na mulher, e ardor ao urinar; porém, pode também ser assintomática. Quando não tratada, a clamídia pode levar à esterilidade.
Essa doença é facilmente curada com antibióticos, pois a bactéria causadora – Chlamydia trachomatis – é destruída durante o tratamento. O uso do preservativo apresenta grande eficácia na prevenção da doença.
2. Sífilis
Infecção causada por um espiroqueta (germe em espiral) conhecido como Treponema pallidum. Esse germe geralmente penetra no corpo por meio de uma laceração da pele ou de uma mucosa. Em seguida, pode atacar qualquer espécie de tecido.
Em suas primeiras fases, a sífilis é altamente contagiosa. Os germes podem provocar a formação de uma ferida no local em que penetraram. Depois invadem os nódulos linfáticos ou produzem lesões na boca ou na pele. Na última fase, podem atacar o cérebro, a medula espinhal, os vasos sanguíneos e as válvulas do coração.
A doença pode causar loucura, paralisia, cegueira, doenças do coração. A mulher grávida pode transmitir a sífilis ao feto (sífilis congênita). Quando detectada no início, a sífilis tem cura.
3. Gonorréia
Afeta as mucosas, especialmente a dos órgãos sexuais e a dos olhos. É causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae (gonococo).
Seus sintomas são uma irritação do órgão afetado e um corrimento de pus. Podem surgir de três dias a três semanas depois da infecção.
A doença é altamente contagiosa e pode estender-se pela mucosa. Muitas vezes, acarreta cegueira, principalmente em bebês. A mãe infectada não transmite a gonorreia ao feto, mas o bebê pode contaminar-se com o germe durante o parto. Geralmente, pode ser curada com o uso de antibióticos específicos.
4. Condiloma (HPV)
Também conhecido como verruga genital ou crista de galo, é uma das doenças que mais têm se propagado. Provocada pelo papilomavírus humano (HPV), causa lesões microscópicas que chegam a atingir 0,5 cm, podendo causar câncer no colo do útero.
A transmissão se dá por contato sexual direto ou através de objetos, vasos sanitários, toalhas ou sabonetes compartilhados.
O tratamento mais eficaz é com laser, mas, devido ao alto custo, os médicos recomendam a cauterização das verrugas com produtos químicos ou com gelo. Mas cuidado: esses tratamentos só devem ser realizados pelo médico!
O grande problema é que, apesar de as verrugas desaparecerem, o vírus continua no organismo de forma inativa e a qualquer momento as lesões podem reaparecer.
Você deve se prevenir usando camisinha e evitando o uso coletivo de toalhas e roupas íntimas. Hoje também já existem vacinas para prevenir a infecção por HPV, que previne principalmente os tipos mais presentes nos casos de câncer de colo do útero.
5. Herpes Genital
O herpes simples é causado pelo Herpesvirus hominis. Esse vírus é classificado em dois tipos: tipo 1, que afeta as regiões extragenitais, principalmente a região da boca e mucosa oral; tipo 2, que se localiza nos genitais e é transmitido sexualmente.
Após o período de incubação, que vai de dois a 12 dias, surgem nos genitais ardor e prurido seguido do aparecimento de pequenas vesículas (bolhas) agrupadas sobre uma base avermelhada. Logo após, as vesículas se rompem e formam feridas superficiais. Essas feridas regridem após oito ou 10 dias.
Essa infecção não produz imunidade e, em certas condições, o herpes pode ser estimulado, estabelecendo novo ciclo da doença.
6. Candidíase
A candidíase, também chamada de monilíase e “sapinho”, é provocada pelo fungo Candida albicans. Em geral, o homem comporta-se como portador.
Nas mulheres, ocorre inflamação pruriginosa da vulva e da vagina. Há ainda um corrimento fétido de cor esbranquiçada. Nas regiões atingidas, pode-se observar uma área avermelhada com superfície esbranquiçada. Nos homens, ocorre ardor ao urinar, coceira e assaduras, porém a maioria não apresenta sintomas.
Nem sempre a contaminação por esse fungo depende da prática sexual, pois ele pode proliferar através de secreções da boca e pele, principalmente em pessoas com baixa resistência imunológica.
7. Tricomoníase
Essa doença é causada por um protozoário chamado Trichomonas vaginalis. Nos homens, cerca de 60% dos casos permanecem assintomáticos. Na mulher, ocorre vaginite, surgindo corrimento vaginal amarelado, espumoso e pruriginoso.
8. Pediculose
Essa doença é causada pela infestação do piolho Phthirus pubis (chato), que se localiza nas regiões genitais, podendo também se alojar em outras regiões, como as axilas e o couro cabeludo, provocando prurido intenso.
9. Hepatite
Essa doença é transmitida por transfusões de sangue. Nos últimos anos, porém, foram comprovados vários casos de transmissão por via sexual.
Tanto a hepatite A como a B podem ser transmitidas por via anal ou pelo beijo, pois o vírus é encontrado nas fezes e na saliva. A hepatite B, contudo, é transmitida com mais frequência por via sexual, pois o vírus se encontra no sêmen, no sangue e nas secreções vaginais. As hepatites C e D também podem ser transmitidas via sexo sem proteção, apesar de serem casos mais raros.
Os sintomas da hepatite podem ser confundidos com os de uma gripe: dores no corpo, dores de cabeça e febre. Por isso, só um exame de sangue pode confirmar o diagnóstico.
Não existe remédio eficaz para o vírus; porém, se for tratada a tempo, geralmente o doente é curado. Essa doença pode levar à insuficiência hepática e ao câncer no fígado; por isso, mais uma vez, cuidado: use sempre preservativo.
10. Aids
É a sigla da designação inglesa Acquired Immunodeficiency Syndrome, traduzida para o português por Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).
A infecção ocorre por contato sexual, pela transfusão de sangue contaminado ou pelo uso comum de agulhas e seringas.
O vírus da Aids, o HIV, espalha-se pelo sangue e vai se concentrar nas secreções do corpo, principalmente no esperma e nos líquidos vaginais. O vírus já foi encontrado em secreções como a saliva e a lágrima, no leite materno, e também nas fezes e na urina. Mas foi somente por meio do leite materno que se constatou a transmissão.
Copiar os exercícios abaixo
1-Qual protozoário é responsável pela DST Tricomoníase.
a)Herpesvirus hominis
b)Acquired Immunodeficiency Syndrome
c)Phthirus púbis
d)Trichomonas vaginalis
2-Quais os sintomas das hepatites?
3- Qual o sintoma da candidias em mulheres e homens?
4- Como acontece a transmissão da aids?
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Professor:
Jaqueline Juliani Alves
Disciplina:
ciências
Ano: 8º
ano do ensino fundamental A e B
Atividades
da semana dos dias: 03/08 a 07/08/2020
Podem
ser entregues até: 07/08/2020
Onde
fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou
digitadas.
Métodos
de entrega: Via WhatsApp (18)996299996
(professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo
google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail
(jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando:
Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a
entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo
(Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola,
google classroom.
Habilidades
contempladas com essa aula: Identificar e comparar o modo de ação e a
eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de
compartilhar a responsabilidade na es - colha e na utilização do método
adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente
Transmissíveis - IST.
Objetivos:
conhecer a importância da prevenção de uma gravidez precoce , não planejada e
suas possível consequências.
Gravidez na adolescência
A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial
da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas. O pico nos
níveis hormonais, por exemplo, pode levar ao início da vida sexual, que
pode acontecer de forma desprotegida.
É grande a parcela da população jovem que ignora a existência de
métodos contraceptivos ou, simplesmente, conhece-os, mas não os adota. Com
isso, observa-se o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez indesejada nessa
faixa etária.
Dados de 2011 mostram que o país teve 2.913.160 nascimentos, sendo
533.103 nascidos de meninas com idade entre 15 e 19 anos e 27.785 nascidos de
meninas de 10 e 14 anos. Vale salientar ainda que cerca de 30% das
meninas que engravidam na adolescência acabam tendo outro filho no primeiro
ano pós-parto.
A gravidez na adolescência pode ter diversas causas. Algumas meninas
relatam, inclusive, que a gravidez foi desejada. Entretanto,
independentemente das causas e desejos de cada adolescente, fato é que a
gravidez precoce é um problema de saúde pública, uma vez que causa
riscos à saúde da mãe do bebê e tem impacto socioeconômico, pois muitas
das grávidas abandonam os estudos e apresentam maior dificuldade para
conseguir emprego.
→ A falta de informação está relacionada com o aumento das
gravidezes na adolescência?
Apesar do que muitos pensam, os adolescentes dos dias atuais possuem,
sim, conhecimento sobre a existência de métodos contraceptivos, uma vez que
informações são fornecidas nas escolas, televisão e até mesmo pela internet.
Entretanto, a maioria não sabe prevenir-se de forma adequada, não
compreendendo o funcionamento de cada método, utilizando-o de maneira errônea
ou, simplesmente, abandonando seu uso por questões pessoais.
Muitas mulheres afirmam não utilizar a camisinha por objeção
do parceiro ou, ainda, por terem um relacionamento estável com um único homem e,
por isso, não veem a necessidade do uso de métodos anticoncepcionais. Além
disso, entre os adolescentes, é comum o pensamento de que uma gestação nunca
aconteceria com eles. Esse pensamento imaturo também
contribui para a não adesão de métodos contraceptivos.
É importante destacar que, apesar de ocorrer em diferentes
grupos, a gravidez na adolescência está associada diretamente com
baixa renda, baixa escolaridade e pouca perspectiva de futuro. Diversos
estudos comprovam essa relação, inclusive dados governamentais.
→ Quais problemas a gravidez na adolescência pode acarretar à
mulher?
Muitas pessoas acreditam que o problema da gravidez na adolescência
está exclusivamente no fato de muitas mães e pais nessa idade não
apresentarem maturidade e renda suficiente para criar uma nova vida.
Entretanto, o problema vai além dos fatores psicológicos e econômicos.
A mulher grávida precocemente pode apresentar
sérios problemas durante a gestação, inclusive risco de morte. Entre os fatores biológicos que
merecem destaque, podemos citar os riscos de prematuridade do bebê e baixo
peso, morte pré-natal, anemia, aborto natural, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, risco de ruptura do colo do útero
e depressão pós-parto.
Dados do Ministério da Saúde mostraram um total de 274 mortes
relacionadas com a gravidez em adolescentes em 2004. Essas mortes,
além das causas obstétricas, podem estar relacionadas com a tentativa de
aborto, comum em adolescentes grávidas. Além da morte das mães,
observa-se que a morte infantil é maior em crianças nascidas de adolescentes
com menos de 15 anos, quando comparadas com as mulheres com idade entre 25 e
29 anos
Apesar de todos os riscos, é fundamental informar que a maioria dos
problemas decorrentes da gestação em mulheres muito jovens poderia
ser evitada com um pré-natal eficiente. Entretanto, pesquisas descrevem que
mulheres que engravidam muito novas geralmente tentam esconder a gravidez e
simplesmente não realizam o pré-natal no momento adequado. Além disso, é
comum a tentativa de interrupção da gestação, o que retarda ainda mais a
procura por assistência médica especializada.
Por Ma. Vanessa dos Santos
Copiar o exercício a seguir no caderno
1) Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 11% das crianças
nascidas no mundo são resultado de uma gravidez na adolescência. Esse
problema é extremamente grave, uma vez que a gravidez em mulheres com idade
entre 10 e 19 anos pode trazer danos à saúde. Entre as alternativas abaixo,
marque a única que se refere a uma ação que não é adequada na luta pela
diminuição do número de adolescentes grávidas.
a) Campanhas informativas sobre os riscos da gravidez na adolescência.
b) Abordagem do tema “gravidez na adolescência” em sala de aula.
c) Distribuição gratuita de métodos contraceptivos.
d) Campanhas educativas sobre a relação entre drogas, álcool e o
comportamento de risco.
e) Campanhas educativas sobre métodos contraceptivos voltadas
exclusivamente para mulheres.
2)A gravidez na adolescência não é um processo fácil, sendo geralmente
marcado por problemas de saúde, psicológicos e até mesmo de ordem
econômica. Levando em consideração o foco da saúde, analise as alternativas a
seguir e marque a INCORRETA.
a) Adolescentes com menos de 15 anos possuem maiores chances de óbito
na gestação ou parto do que mulheres acima dos 20 anos.
b) Adolescentes possuem maiores chances de terem bebês com baixo peso.
c) Adolescentes possuem maiores chances de terem partos prematuros.
d) Crianças nascidas de mães adolescentes correm menos riscos de
morrer logo após o parto.
3)A gravidez na adolescência pode estar
relacionada com diferentes contextos de vida, desde pouca informação a
respeito de prevenção até problemas de estrutura familiar. No que diz
respeito à família, qual das alternativas abaixo reflete uma atitude que produz
pouco resultado na diminuição dos casos de gravidez na adolescência?
a) A família deve informar sobre a importância do
sexo seguro, com uso de preservativo.
b) A família deve estar aberta ao diálogo,
permitindo sempre que os filhos tirem suas dúvidas a respeito da sexualidade.
c) A família deve orientar seus filhos sobre os
riscos de uma gravidez indesejada.
d) A família deve informar aos filhos que as
informações sobre sexualidade devem ser obtidas exclusivamente na escola.
e) A família deve estar sempre presente na vida
dos filhos, ensinando e orientando os adolescentes.
4)(IFC- Concurso para Assistente de Alunos- 2009) A
gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade
contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual cada vez
mais cedo. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar que:
a) Alguns especialistas afirmam que, quando o
jovem tem um bom diálogo com os pais, quando a escola promove explicações
sobre como se prevenir, o tempo certo em que o corpo está pronto para ter
relações e gerar um filho, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e
um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.
b) A gravidez precoce é um problema exclusivo das
meninas, pois são elas as maiores culpadas desse inconveniente e que devem
assumir a total parcela de responsabilidade, considerando que um filho
representa o fim da sua vida e da sua liberdade.
c) As adolescentes grávidas representam um grupo
de alto risco obstétrico, pois, apresentam um elevado nível de complicações
quando comparadas às demais, além de favorecer o nascimento de bebês
prematuros ou, quando a mãe possui idade inferior a 13 anos, tem duas vezes e
meia a mais possibilidade de gerar um bebê com baixo peso.
d) A gravidez na adolescência causa preocupações
à sociedade, pois os jovens muitas vezes encontram-se despreparados para
enfrentar o mercado de trabalho, o que pode torná-los marginalizados,
agravando o quadro de pobreza do país.
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Coloquem as Atividades do 2º Bimestre em dia e entreguem até 29/07/2020 quarta-feira.
Vocês encontrarão todas as ATIVIDADES do 2º Bimestre de ciências no Classroom, ou no Blog da escola.
Os alunos que já entregaram todas as atividades de ciências poderão entrar em contato com a professora através do Whatsapp se quiserem tirar dúvidas sobre as atividades já entregues.
(Entregar até 29/07/2020 pelo Whatsapp ou
e-mail:jaquelinejulianialves@hotmail.com )
(COLOCAR NOME COMPLETO E DATA EM TODAS AS FOLHAS)
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Professor:
Jaqueline Juliani Alves
Disciplina:
ciências
Ano:
8º ano do ensino fundamental A e B
Atividades
da semana dos dias: 20/07/ a 24/07/2020
Podem
ser entregues até: 24/07/2020
Onde
fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou
digitadas.
Métodos
de entrega: Via WhatsApp (18)996299996
(professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo
google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail
(jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando:
Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a
entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo
(Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola,
google classroom.
Habilidades
contempladas com essa aula: Identificar as transformações que ocorrem na
puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um
período de transição da infância para a adolescência.
Objetivos:
reconhecer as mudanças que ocorre no ser humano no período da puberdade.
Informação:
a atividade a seguir vocês vai conseguir responder com os textos das
atividade anterior qualquer duvida entre em contato.
Copiar o exercício a seguir no caderno
As mudanças físicas na adolescência
1)Por que as mudanças físicas comuns nesse período afetam tanto os
adolescentes?
2)O início dessas mudanças acontecem na mesma idade para todas as
pessoas?
3)Quais alterações as meninas costumam passar no início da
puberdade?
4)O que é o chamado “estirão do crescimento”?
5)Quais mudanças mais evidentes ocorrem com os meninos?
6)Cite algumas mudanças no corpo feminino.
7)Cite mudanças no corpo masculino.
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Professor: Jaqueline
Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 8º ano do ensino
fundamental A e B
Atividades da semana dos
dias: 13/07/ a 17/07/2020
Podem ser entregues até:
17/07/2020
Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via
WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o
meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom
porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das
atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro
Alves 9 º B).
Onde será
disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google
classroom.
Habilidades contempladas
com essa aula: Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como
fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição
da infância para a adolescência.
Objetivos: reconhecer as
mudanças que ocorre no ser humano no período da puberdade.
Fazer a atividade do caderno
do aluno 2º bimestre, paginas 14 e 15
Para responde os exercícios usar a
aula do centro de mídia do dia 13/07/2020 se você não assistiu segue
o link abaixo.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 06/07/ a 10/07/2020
Podem ser entregues até: 10/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline ), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Identificar e explicar as
interações que ocorrem entre os sistemas nervoso e endócrino, bem como a
manifestação no desenvolvimento do organismo humano, nos aspectos
comportamentais, morfológicos e fisiológicos.
Objetivos: conhecer o sistema Endócrino.
Não precisa copia o texto abaixo
Sistema Endócrino
O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção
dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos
órgãos-alvo sobre os quais atuam.
Junto com o sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as
funções do nosso corpo. O hipotálamo, um grupo de células nervosas localizadas
na base do encéfalo, faz a integração entre esses dois sistemas.
Glândulas do Sistema Endócrino
As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do
corpo: hipófise, tireoide e paratireoides, timo, suprarrenais, pâncreas e as
glândulas sexuais.
Sistema Endócrino
Hipófise
A hipófise está localizada no centro da cabeça, logo abaixo do
cérebro. Produz diversos hormônios, entre eles, o hormônio do crescimento.
É considerada a glândula mestre do nosso corpo, pois estimula o
funcionamento de outras glândulas, como a tireoide e as glândulas sexuais.
O excesso da produção desse hormônio causa o gigantismo (crescimento
exagerado) e a falta provoca o nanismo.
Outro hormônio produzido pela hipófise é o antidiurético (ADH),
substância que permite ao corpo economizar água na excreção (formação da
urina).
Tireoide
A tireoide está localizada no pescoço, produz a tiroxina, hormônio
que controla a velocidade do metabolismo celular, na manutenção do peso e do
calor corporal, no crescimento e no ritmo cardíaco.
O hipertireoidismo, funcionamento exagerado da tireoide, acelera todo
o metabolismo: o coração bate mais rápido, a temperatura do corpo fica mais
alta do que o normal, a pessoa emagrece por gastar mais energia.
Esse quadro favorece o aparecimento de doenças cardíacas e
vasculares, pois o sangue circula com mais pressão. Se não tratada pode
provocar o surgimento do bócio (inchaço no pescoço), e também a exoftalmia
(olhos saltados).
O hipotireoidismo é quando a tireoide trabalha menos e produz menos
tiroxina. Assim, o metabolismo se torna mais lento, algumas regiões do corpo
ficam inchadas, o coração bate mais vagarosamente, o sangue circula mais
lentamente, a pessoa gasta menos energia, tende a engordar e as respostas
físicas e mentais tornam-se mais lentas e se não tratada pode ocorrer o
bócio.
Paratireoides
As paratireoides são quatro pequenas glândulas, localizadas atrás da
tireoide, que produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de
cálcio e fósforo no sangue.
A diminuição desse hormônio reduz a quantidade de cálcio no sangue e
faz com que os músculos se contraiam violentamente.
Esse sintoma é chamado de tetania, pois é semelhante ao que ocorre em
pessoas com tétano. Por sua vez, o aumento da produção desse hormônio,
transfere parte do cálcio para o sangue, de modo que enfraquece os ossos,
tornando-os quebradiços.
Timo
O timo está situado entre os pulmões. Produz um hormônio que atua na
defesa do organismo do recém-nascido contra infecções.
Nessa fase, apresenta um volume acentuado, crescendo normalmente até
a adolescência, quando começa a atrofiar. Na idade adulta diminui de tamanho,
pois tem suas funções reduzidas.
Suprarrenais
As glândulas suprarrenais situam-se acima dos rins e produzem a
adrenalina, hormônio que prepara o corpo para a ação. Os efeitos da
adrenalina no organismo são:
Taquicardia: o coração dispara e impulsiona mais sangue para as
pernas e braços, aumentando a capacidade de correr ou de se exaltar em
situações tensas;
Aumento da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue,
liberando mais energia para as células;
Contração dos vasos sanguíneos da pele, de modo que o organismo envia
mais sangue para os músculos esqueléticos e, por isso, ficamos “pálidos de
susto” e também “gelados de medo”.
Pâncreas
O pâncreas é uma glândula mista pois além de hormônios (insulina e o
glucagon) produz também o suco pancreático, que é lançado no intestino
delgado e desempenha importante papel na digestão.
A insulina controla a entrada da glicose nas células (onde será utilizada
na liberação de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio.
A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença
caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).
O glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo
fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a
pessoa pode ter hipoglicemia, que gera a sensação de fraqueza, tontura,
levando, em muitos caso, ao desmaio.
Nesse caso o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado,
estimulando a "quebra" do glicogênio em moléculas de glicose. Por
fim, a glicose é enviada para o sangue normalizando a hipoglicemia.
Glândulas sexuais
As glândulas sexuais são os ovários e os testículos, que fazem parte
do sistema reprodutor feminino e do sistema reprodutor masculino
respectivamente.
Os ovários e os testículos são estimulados por hormônios produzidos
pela hipófise. Assim, enquanto os ovários produzem o estrogênio e a
progesterona, os testículos produzem diversos hormônios, entre eles a
testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais
secundárias masculinas: barba, voz grave, ombros volumosos etc.
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e responder no caderno exercícios abaixo
1-A hipófise, também conhecida como pituitária, é considerada uma
glândula mestra do corpo humano. Ela se divide em duas regiões, a
adeno-hipófise e a neuro-hipófise. Assinale a alternativa que contém os
hormônios produzidos pela adeno-hipófise.
a) Hormônio tireotrófico,
ocitocina, prolactina, hormônio folículo-estimulante;
b) Somatotrofina, hormônio
antidiurético, insulina, tiroxina;
c) Calcitonina, hormônio
luteinizante, adrenalina, aldosterona;
d) Somatotrofina,
prolactina, hormônio luteinizante, hormônio folículo-estimulante;
e) Ocitocina, hormônio
antidiurético, somatotrofina, prolactina.
2-A glândula tireoide se localiza no pescoço, logo abaixo das
cartilagens da glote. Ela produz dois hormônios (tiroxina e
tri-iodotironina), que contêm iodo em sua constituição. Além desses dois
hormônios, a tireoide produz outro hormônio. Marque a alternativa que indica
o nome desse outro hormônio.
a) Prolactina;
b) Vasopressina;
c) Paratormônio;
d) Calcitonina;
e) Cortisol.
3-Sobre os hormônios, marque a alternativa incorreta:
a) Os hormônios são substâncias produzidas em glândulas endócrinas.
b) Os hormônios são lançados na corrente sanguínea e atuam em
diferentes órgãos, não havendo especificidade.
c) Os hormônios são liberados pela ação de mecanismos de feedback.
d) O feedback negativo é o meio mais comum de controlar as atividades
do sistema endócrino.
e) Alguns hormônios não caem na corrente sanguínea e chegam ao seu
destino por meio da difusão.
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Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 8º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 29/06/ a 03/07/2020
Podem ser entregues até: 03/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline ), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Identificar e comparar
diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos
adaptativos e evolutivos.
Objetivos: é identificar o processo
adaptativos das plantas no
ambiente terrestre .
Não
precisa copia o texto abaixo
Plantas e o meio terrestre
Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram
algumas estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes.
É impossível imaginarmos a Terra sem plantas, entretanto, há milhões
de anos, a vida era restrita a mares e lagos. Acredita-se que as primeiras
plantas terrestres tinham como ancestral um grupo de algas verdes. No grupo
das algas verdes, destacam-se as carófitas (Charophyceae) como o grupo mais
próximo das plantas terrestres.
Assim como os animais, as plantas também tiveram dificuldades para se
fixar em terra firme. Os desafios eram muitos e as plantas precisavam
enfrentar problemas, tais como: dessecação, trocas gasosas na atmosfera,
sustentar-se fora da água e reprodução. Esses problemas foram os mesmos
enfrentados pelos animais ao tentarem conquistar esse novo ambiente.
Para evitar a dessecação, o surgimento da cutícula foi essencial. A
cutícula, que é encontrada recobrindo a epiderme das plantas, é
formada por substâncias lipofílicas e tem por função diminuir a transpiração.
Para a realização de trocas gasosas, o aparecimento
de estômatos foi de fundamental importância. Os estômatos são
constituídos por duas células-guarda e um orifício denominado ostíolo.
Algumas plantas possuem, ainda, células circundando as células-guarda de
nominadasde células subsidiárias. Os estômatos são estruturas que estão relacionados
à respiração, transpiração e fotossíntese.
O problema da sustentação foi resolvido com o surgimento de duas
estruturas: raízes e tecidos vasculares. As raízes estão
relacionadas à fixação da planta ao substrato e à absorção de nutrientes e
água do solo. Os tecidos vasculares estão relacionados
principalmente com o transporte de seiva bruta e seiva elaborada, entretanto,
as células do xilema, por apresentarem paredes lignificadas, conferem também
à planta certa sustentação.
O problema da reprodução foi solucionado com o surgimento de esporos,
que são considerados uma grande adaptação ao meio terrestre. Essas estruturas
reprodutivas, muito resistentes, são levadas pelo vento e pela água. Além
disso, outra adaptação relacionada à reprodução é a capacidade do zigoto de
permanecer retido por algum tempo no gametófito, o que confere proteção ao
embrião.
O processo que levou as plantas a conquistarem o ambiente terrestre
levou milhões de anos, e diferentes organismos surgiram e extinguiram-se até
que a total conquista acontecesse. Sem dúvidas, sem essa conquista, seria
impossível a sobrevivência de diversas espécies na Terra, inclusive a
sobrevivência humana.
Copiar
e responder no caderno exercícios abaixo
1-
Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas
desenvolveram algumas estratégias quais são elas.
2-
Qual foi
adaptação que surgiu para solucionar o problema da reprodução.
3-
Quanto tempo levou o processo das plantas conquistar o ambiente
terrestre.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES
1--sobre a reprodução assexuada, marque a alternativa incorreta:
a) A reprodução assexuada não envolve gametas.
b) Bactérias reproduzem-se por reprodução assexuada.
c) Alguns animais podem reproduzir-se assexuadamente.
d) A reprodução assexuada aumenta variabilidade genética.
e) A partenogênese é um exemplo de reprodução assexuada.
2-As hidras apresentam uma forma peculiar de reprodução assexuada. Nesses organismos, forma-se uma massa de células dividindo-se por mitose, gerando uma pequena hidra que se separa do organismo parental e inicia a vida livre. Esse processo é conhecido como
a) Divisão binária.
b) Partenogênese.
c) Multiplicação vegetativa.
d) Brotamento.
e) Divisão múltipla.
3-(FEI-SP) Alguns seres vivos reproduzem-se assexuadamente. Uma forma de reprodução rápida e fácil. A desvantagem desse modo de reprodução é que:
a) Não cria variação genética.
b) Cria variação genética.
c) “Consome” energia.
d) Os descendentes não são duplicatas dos pais.
e) Os descendentes só se reproduzem sexuadamente.
4-(UPE) Existem diversas formas de reprodução encontradas no Reino Animal, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: reprodução sexuada e reprodução assexuada. Sobre isso, analise as afirmações abaixo:
I. O brotamento é um processo de reprodução assexuada, que tem como fator positivo o fato de necessitar de um gasto energético menor, uma vez que dispensa o acasalamento.
II. A partenogênese, processo em que o óvulo não fecundado desenvolve um novo indivíduo diploide, é um mecanismo que pode ser encontrado em invertebrados, como abelhas, e algumas espécies de vertebrados, como os peixes.
III. A reprodução sexuada, processo que requer a união de duas células haploides, é, de todos os mecanismos reprodutivos, aquele que promove a variabilidade genética entre os indivíduos.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) I e III.
c) II.
d) II e III.
e) III.
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